Domingo, 20 de outubro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Made Propagnda
Brasil - Ex-presidente

Postada em 18/09/2019 ás 11h10 - atualizada em 18/09/2019 ás 11h37

Publicada por: Marina Sousa

Dilma chama Bolsonaro de 'tosco e misógino'
A ex-presidente continuou: “O problema é que Bolsonaro não tem chip de moderação”.
Dilma chama Bolsonaro de 'tosco e misógino'

Foto: reprodução

Diante do auditório lotado da mais tradicional universidade francesa, a Sorbonne, em Paris, a ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff, explicou na noite desta terça-feira (17) as razões do seu impeachment e os fatores que possibilitaram a eleição de Bolsonaro. “O golpe de 2016, a prisão do Lula e a destruição dos partidos de centro e de direita. Tudo isso com o apoio da mídia, das Forças Armadas, do mercado e de setores políticos, que achavam que seria possível controlá-lo”, disse.

A ex-presidente continuou: “O problema é que Bolsonaro não tem chip de moderação”, acrescentou. Sem meias palavras, a ex-presidente também chamou a elite brasileira de “golpista”.

Dilma em seguida classificou Bolsonaro de neofascista. “Ele é neo porque ele não é nacionalista, ele bate continência para os Estados Unidos”, afirmou. "Quando o neofascismo se junta com o neoliberalismo, é fundamental que o aspecto democrático seja ressaltado, porque é ele que cria a contradição. Porque eles [ela se refere aos apoiadores de Bolsonaro] passam a ter incômodo com o fato de ele ser tosco, com o fato de ele ser misógino."

A ex-presidente fazia referência aos ataques de Bolsonaro à primeira-dama francesa Brigitte Macron, à Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos e ex-presidente do Chile Michelle Bachelet e a ela mesma. “Ele defende a tortura e o assassinato político”, acrescentou.

A conferência de Dilma Rousseff sobre o Brasil contemporâneo se deu durante o evento intitulado “O Brasil ainda é o país do futuro?”, organizado pela Sorbonne em parceria com outras universidades francesas e com a Rede Europeia pela Democracia no Brasil (RED.Br) e moderado por Olivier Compagnon, professor do Instituto de Altos Estudos em América Latina. 

“O Brasil desencantado”

O debate foi precedido pela projeção do documentário “Encantado, o Brasil desencantado”, do cineasta brasileiro radicado em Paris, Filipe Galvón. O filme conta, por meio de uma série de entrevistas – entre elas a de Dilma Rousseff – a história política e social do Brasil entre a eleição de Lula em 2002 e a eleição de Bolsonaro em 2018.

A filósofa Marcia Tiburi estava presente no evento e falou à RFI. “Neste momento o Brasil pode acordar ouvindo o que o Michel Temer falou. Como golpista que ele foi, ter dito que foi um golpe é algo revelador. A revelação do que todo mundo já conhecia e é importantíssimo hoje ouvir Dilma Rousseff falando após esta declaração do pivô do golpe que a depôs”, declarou.

O debate foi aberto pelo historiador e decano da Sorbonne Alain Tallon, que disse: “Todos os brasileiros e brasileiras são bem-vindos na Sorbonne, devido aos laços estreitos entre a França e o Brasil. Mas eu estou particularmente emocionado de acolher a mais ilustre cidadã deste país”, disse, referindo-se a Dilma.

Tallon lembrou que a Sorbonne criou a única cátedra de História brasileira em uma universidade francesa. “Isso mostra a que ponto a influência da cultura, das artes e da literatura brasileira é grande para nós.”

O decano destacou a “coragem”, o “combate” e os “valores” de Dilma e disse que ela é um “exemplo”. Por fim, ele declarou a solidariedade da Sorbonne com as universidades brasileiras “neste período difícil” e acrescentou: “O Brasil não está sozinho”.

Fonte: RFI

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Capitão de Campos Por Celso Oliveira

Capitão de Campos: Câmara analisa projetos e discute melhorias

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Envolvido na morte do jornalista Décio Sá está foragido de 'Pedrinhas'

Cabeceiras do Piauí Por Francisco Rocha

SindPesca de Cabeceiras realiza II Feira do Peixe

São Gonçalo do Piauí Por Francisco Rockentura

Nathan Sousa recebe a Medalha do Mérito Renascença

São João dos Patos - MA Por Cleyton Luis

Premiação da 54° extração do show de prêmios São João dos Patos da sorte

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium