Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Em Jacobina
19/09/2019 15h43
Por: Redação

Jacobina | Prefeitura promove capacitação para os servidores

A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, em alusão à campanha ‘Setembro Amarelo’, está realizando durante este mês, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Educação e Saúde, diversas atividades de conscientização sobre a prevenção e posvenção ao suicídio.

A temática já foi abordada em atividades envolvendo alunos das escolas das redes públicas municipal e estadual, na sede e na zona rural do município. Em mais uma ação da campanha, foi promovida na tarde desta quarta-feira (18), no Ginásio Poliesportivo, uma capacitação direcionada a todos os servidores da saúde, educação e assistência social do município.

Foto: Cidades na Net
Foto: Cidades na Net

Na abertura, o coordenador do CRAS, Valdete Aquino, falou da importância do evento. “É muito bom estarmos reunidos aqui para participarmos desse momento, onde vamos falar sobre uma temática que tem ganhado destaque no Brasil, pois desde 2015 o país abraçou a causa do ‘Setembro Amarelo’, de realizar trabalhos voltados para a prevenção e posvenção ao suicídio. É um problema que não está presente somente em Jacobina, mas em todo o Piauí e Brasil e que as consequências são devastadoras na sociedade e na família. Então, vamos aproveitar esse momento, para que possamos tirar nossas duvidas, pois temos aqui uma equipe preparada para trabalhar essa temática” disse.

Ele ainda falou das atividades realizadas e convidou a população para o evento de encerramento da campanha. “Esse trabalho começou desde o início do mês de setembro, tivemos várias atividades nas escolas das zonas urbana e rural e hoje estamos tendo essa capacitação para todos os servidores públicos municipais. Agradeço ao Centro Débora Mesquita, que se dispôs a estar aqui conosco e desde já convido a todos os profissionais e a comunidade para estarem presentes no “Show da vida”, que acontecerá no próximo sábado, aberto a toda a população” falou.

O evento, que teve como tema “Prevenção e Posvenção do Suicídio na Valorização da Vida”, contou com uma apresentação da cantora gospel Raylla Suellen e logo em seguida, uma palestra ministrada por Késia Mesquita e Fernando Gutman, integrantes do Centro Débora Mesquita, Organização Não Governamental sediada em Teresina, que vem atuando na divulgação das informações e diretamente na prevenção e pósvenção do suicídio.

Entre outros pontos, os palestrantes abordaram sobre saúde mental, transtornos, depressão e seus sintomas, valorização da vida, suicídio e tentativa de suicídio e importância da notificação.

Fernando Gutman disse que o suicídio é multifatorial. “Não podemos dizer que a pessoa cometeu suicídio porque brigou com o marido ou estava endividado, por exemplo, pois o suicídio é multifatorial, o fator que culmina no suicídio é ‘uma gota d’água em um balde que já estava transbordando’, o que chamamos de fator precipitante. O suicídio nunca pode ser explicado de forma simplista, como se fosse causado por apenas um fator” destacou.

O palestrante ainda falou sobre a saúde mental, destacando que a mesma não é apenas a ausência de um transtorno. “A saúde mental está muito além de apenas a ausência de um transtorno, saúde mental é a capacidade de gerenciar suas emoções e seu dia a dia, emoções positivas, negativas, você ter o direcionamento daquilo que gosta e não gosta e ter esse controle de saber quando está nervoso, mais alterado. É a capacidade de reconhecer os próprios limites” falou.

Késia Mesquita disse que é preciso que conheçamos nossas emoções, para termos a capacidade de gerenciá-las. “Na valorização da vida, entendemos que precisamos gerenciar as nossas emoções, mas só podemos fazer isso se conhecermos elas. Nós somos as nossas reações e quando nos conhecemos, se alguma coisa estiver fora do normal você consegue perceber e então tem como se ajudar, trabalhar o sentimento que está lhe tirando do equilíbrio” disse.

Fonte: Cidades na Net
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp