Sábado, 18 de janeiro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Nova Comunicação 2 Natal
Piauí - Seca

Postada em 19/09/2019 ás 17h24

Publicada por: Bruna Sampaio

Baixo volume de água do Rio Guaribas preocupa região Sudeste do Piauí
Estudos comprovaram a redução do nível do lençol freático na região.
Baixo volume de água do Rio Guaribas preocupa região Sudeste do Piauí

Baixo volume de água do Rio Guaribas preocupa - Foto: reprodução

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) estão trabalhando no cadastro de poços na região Sudeste do Piauí. A preocupação é com a redução do nível da água subterrânea na bacia do Rio Guaribas, cujo manancial precisa ser monitorado e disciplinado para evitar que o acesso o acesso à água seja comprometido, principalmente para as famílias que moram no sertão. A intensificação das ações da Semar é justificada por estudos que comprovaram a redução do nível do lençol freático na região.

Atenta à situação, a secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro, alerta que a redução do lençol freático é uma preocupação a mais nos municípios castigados pela estiagem prolongada. "Além da falta de recarga dos lençóis subterrâneos, devido à estiagem, o problema é associado à abertura descontrolada de poços tubulares. Por isso nossa equipe está intensificando as ações, pois precisamos acompanhar o nível dessas reservas. Nossa intenção é a garantia do acesso aos recursos hídricos para todos. Não podemos deixar faltar água ao sertanejo", destaca a secretária.

O ponto positivo, conforme o consultor ambiental da diretoria de Recursos Hídricos, Niwalber Negreiros, é que a população está auxiliando a equipe da Semar que - em parceria com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) - trabalha na identificação de poços não cadastrados.

Essa ação faz parte do projeto Piauí Pilares de Crescimento e Inclusão Social financiado pelo Banco Mundial. Estão previstas mais três ações de 21 dias na mesma região.

Oeiras

As inspeções e cadastramento de poços também estão acontecendo na região de Oeiras. Outra equipe da Semar foi enviada ao município, onde o trabalho está sendo desenvolvido através de um Acordo de Cooperação Técnica com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Segundo a Consultora em Qualidade de Águas da Semar, Ana Clara Carvalho, em Oeiras 38 poços foram vistoriados na zona urbana, sendo 100% do total. Na zona rural, são mais 217. O trabalho deve ser finalizado no dia 21.

Fonte: Ccom

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

São João do Arraial-PI Por Leônidas Silva

Estudante da U E F T em São J do Arraial tira 920 pontos na redação do Enem

Joaquim Pires-PI Por João Victor

ENEM 2019: alunos da rede pública de ensino de tiram notas acima de 900

Lagoinha do Piauí Por Mysael Santana

Nota de pesar pelo falecimento da Professora Maria do Socorro

São João dos Patos - MA Por Cleyton Luis

Bloco gallo louco 2020

Francinópolis Por Odair Morais

Prefeitura envia representante ao Fórum Estadual de Gestores da Juventude

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium