Sexta, 24 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

30°

23° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
Piauí Seca
19/09/2019 17h24
Por: Bruna Sampaio

Baixo volume de água do Rio Guaribas preocupa região Sudeste do Piauí

Técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) estão trabalhando no cadastro de poços na região Sudeste do Piauí. A preocupação é com a redução do nível da água subterrânea na bacia do Rio Guaribas, cujo manancial precisa ser monitorado e disciplinado para evitar que o acesso o acesso à água seja comprometido, principalmente para as famílias que moram no sertão. A intensificação das ações da Semar é justificada por estudos que comprovaram a redução do nível do lençol freático na região.

Atenta à situação, a secretária de Meio Ambiente, Sádia Castro, alerta que a redução do lençol freático é uma preocupação a mais nos municípios castigados pela estiagem prolongada. "Além da falta de recarga dos lençóis subterrâneos, devido à estiagem, o problema é associado à abertura descontrolada de poços tubulares. Por isso nossa equipe está intensificando as ações, pois precisamos acompanhar o nível dessas reservas. Nossa intenção é a garantia do acesso aos recursos hídricos para todos. Não podemos deixar faltar água ao sertanejo", destaca a secretária.

Baixo volume de água do Rio Guaribas preocupa - Foto: reprodução
Baixo volume de água do Rio Guaribas preocupa - Foto: reprodução

O ponto positivo, conforme o consultor ambiental da diretoria de Recursos Hídricos, Niwalber Negreiros, é que a população está auxiliando a equipe da Semar que - em parceria com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) - trabalha na identificação de poços não cadastrados.

Continua depois da publicidade

Essa ação faz parte do projeto Piauí Pilares de Crescimento e Inclusão Social financiado pelo Banco Mundial. Estão previstas mais três ações de 21 dias na mesma região.

Oeiras

As inspeções e cadastramento de poços também estão acontecendo na região de Oeiras. Outra equipe da Semar foi enviada ao município, onde o trabalho está sendo desenvolvido através de um Acordo de Cooperação Técnica com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Segundo a Consultora em Qualidade de Águas da Semar, Ana Clara Carvalho, em Oeiras 38 poços foram vistoriados na zona urbana, sendo 100% do total. Na zona rural, são mais 217. O trabalho deve ser finalizado no dia 21.

Fonte: Ccom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp