Terça, 28 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

26°

24° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
Cidades No Piauí
20/09/2019 08h11
Por: Geysa Silva

Undime realiza avaliação de alfabetização em mais de 80 redes municipais

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) promoveu hoje (19) e continua amanhã (20), a aplicação de provas do Sistema Undime-PI de Avaliação da Alfabetização (Saupi), avaliação própria das redes municipais de ensino. Mais de 80 municípios aderiram ao projeto-piloto do Suapi.

O objetivo do Saupi é implantar uma metodologia de avaliação própria das redes municipais públicas de ensino, com foco na alfabetização dos alunos, visando à confecção de um diagnóstico preciso do desempenho dos estudantes.

Com o Saupi, será possível ter acesso a dados sólidos acerca da alfabetização do alunado, propiciando melhores meios para superação dos desafios futuros dentro da escolaridade de cada estudante. Toda a avaliação será acompanhada pela Undime-PI, desde a sua aplicação à análise e ao monitoramento dos resultados. A avaliação é resultado de uma parceria entre a entidade e a plataforma Mobieduca.me.

De acordo com a presidente da Undime-PI, professora Cleidimar Tavares, secretária municipal de Educação de Água Branca, a prova aplicada neste final de semana será destinada a alunos do 2o ano e conterá 14 questões – três delas de habilidade em leitura e as demais, em escrita.

Após o diagnóstico a ser confeccionado com base nesta primeira prova, os municípios receberão sugestões de melhorias por parte da equipe técnica da Undime-PI. Posteriormente, será aplicada uma nova avaliação, que possibilitará aferir os resultados referentes às medidas pedagógicas implantadas em função da avaliação diagnóstica.

“A Undime montou uma equipe de pedagogos para acompanhar e planejar essas ações. Vamos dar a devolutiva, a formação para os municípios e, no final do ano, vamos fazer essa nova avaliação. Assim como os demais projetos desenvolvidos pela Undime, o Saupi tem como missão auxiliar o fortalecimento da educação pública municipal piauiense”, explica Cleidimar Tavares.

Selo
Após a divulgação do resultado final do Saupi, será realizada a entrega do Selo Undime de Alfabetização, destinado aos municípios que alcançarem os melhores índices de alfabetização, de acordo com o nível e tendo como base os parâmetros nacionais estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Ascom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp