Quinta, 17 de outubro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Made Propagnda
Cultura - Cultura

Postada em 20/09/2019 ás 10h24

Publicada por: Bruna Sampaio

Espetáculo “Nós do Piauí” celebra o Piauí e a dança árabe
O espetáculo será apresentado no Teatro do Boi no dia 25 de setembro.
Espetáculo “Nós do Piauí” celebra o Piauí e a dança árabe

O espetáculo “Nós do Piauí”, idealizado e produzido pela Geleia Total, é um relato artístico sobre os nós que nos unem, essa trama diferente traz para a cena uma verdadeira mistura das artes que contam um pouco da miscigenação que deu origem a identidade piauiense. A montagem une elementos da Dança Árabe e a Sanfona em um jogo de opostos que se complementam. O espetáculo será apresentado no Teatro do Boi no dia 25 de setembro, Dia Internacional da Dança Árabe, em duas sessões, às 18h e às 19h30.

Segundo Noé Filho, idealizador e diretor do espetáculo, a obra é fruto de uma reflexão pessoal sobre o que nos faz ser piauiense principalmente por causa da diversidade cultural que é uma marca presente na arte e cultura local. A ideia central partiu de unir a cultura árabe, representada pela bailarina Izabell Lins, com a sanfona, um instrumento com a cara do nordeste, regida pelo maestro Ivan Silva. Além disso, o espetáculo tem como plano de fundo abordar a questão da imigração árabe no Piauí. “Montar um espetáculo como esse é um exercício de criação e liberdade e poder apresentar aspectos da cultura piauiense que muitas vezes as pessoas não conhecem ou não prestam tanta atenção. É a possibilidade de apresentar a diversidade da nossa cultura de modo inovador”, frisa Noé Filho.

A parte coreográfica foi construída pela coreógrafa e bailarina teresinense Izabell Lins que subirá aos palcos com a Companhia Izabell Lins. E, para a coreógrafa, o espetáculo representa um marco para Companhia, pois é uma demonstração de um trabalho que dialoga com outras artes e que demonstra como somos diversificados. “Quando eu propus para o Noé para fazermos um trabalho pelo Piauí, juntou o meu amor e o do Noé pela nossa terra. Montar esse espetáculo está sendo muito gratificante, pois estamos trabalhando a arte, o Piauí e a cultura árabe”, pontua.

A direção musical é assinada pelo músico e regente Ivan Silva, maestro da Orquestra Sanfônica de Teresina, e que frisa como a sanfona no nordeste ainda é vista como um instrumento relacionado ao forró. Dessa forma, assumir a direção musical de um espetáculo de dança árabe demonstra a versatilidade tanto do instrumento quanto do músico. Para ele, elaborar os arranjos para o espetáculo foi uma forma de também conhecer mais sobre a cultura árabe. O espetáculo conta com a cantora Gislene Daniele que se dedica à música desde a infância e atuará no espetáculo no canto. Já a parte cenográfica tem a autoria do artista visual Fábio Solon que atua desde 2002 nas artes visuais e já expôs seus trabalhos em diversas exposições fora do Piauí.

O espetáculo “Nós do Piauí” é fruto do desejo de contar e cantar um pouco de quem somos de forma, unindo elementos diferentes, mas que estão diretamente ligados às nossas tradições. A Geleia Total convida todos os amantes da cultura piauiense para assistir ao espetáculo no Dia Mundial da Dança Árabe e se deleitar com essa narrativa fantástica sobre as nossas raízes e tudo o que nos entrelaça nesse grande nó chamado Piauí.

Ficha Técnica

Direção Coreográfica: Izabell Lins

Direção Musical: Ivan Silva

Direção Geral: Noé Filho

Idealização e Produção: Geleia Total

Roteiro: Alisson Carvalho

Designer: Gustavo Athayde

Fotografia: José Ailson Nascimento

Cenário: Fábio Solon

Bailarinas: Izabell Lins, Jaciara Santos, Gilvana Morgana, Herlyanne Frazão, Jaqueline Castro, Luzyanne Frazão, Beatriz Sousa, Wivia Araújo, Lanara Araújo, Lorrana Araújo e Lara Araújo

Vocalista e Narradora: Gislene Danielle

Sanfona: Ivan Silva

Guitarra: Mário Araújo

Percussão: Fagão Silva

Baixo: Josué Araújo

Bateria: Elisson Allen

Mais informações:

Espetáculo “Nós do Piauí”

Dia: 25/09/2019 (Dia Internacional da Dança Árabe)

1ª Sessão: 18h

2ª Sessão: 19h30

Local: Teatro do Boi – Rua Rui Barbosa, 339, Matadouro, Teresina-PI

Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia)

Locais de venda: Toccata, Banca do Joel e Sympla (bit.ly/nosdopiaui18h ou bit.ly/nosdopiaui19h30)

Mais informações: 86 99802.6952 (bit.ly/WhatsAppGeleiaTotal) ou linktr.ee/geleiatotal

Fonte: Ascom

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Sondado por tráfico é preso pela Denarc/Timon com dinheiro falso e munição

Brasileira Por Giva Ferreira

Veja a entrevista da Vice-Prefeita de Brasileira Patrícia Pimentel

São João dos Patos - MA Por Cleyton Luis

Grave acidente deixa vítima fatal na BR-135

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Município de Demerval Lobão recebeu 'Prêmio Gestor Educador' da Undime

Sebastião Leal Por Kelcidione Alves

Prefeito de Sebastião Leal recebe 'Prêmio Gestor Educador' da Undime

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium