Quarta, 05 de agosto de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Cultura - Cultura

Postada em 20/09/2019 ás 10h24

Publicada por: Bruna Sampaio

Espetáculo “Nós do Piauí” celebra o Piauí e a dança árabe
O espetáculo será apresentado no Teatro do Boi no dia 25 de setembro.
Espetáculo “Nós do Piauí” celebra o Piauí e a dança árabe

O espetáculo “Nós do Piauí”, idealizado e produzido pela Geleia Total, é um relato artístico sobre os nós que nos unem, essa trama diferente traz para a cena uma verdadeira mistura das artes que contam um pouco da miscigenação que deu origem a identidade piauiense. A montagem une elementos da Dança Árabe e a Sanfona em um jogo de opostos que se complementam. O espetáculo será apresentado no Teatro do Boi no dia 25 de setembro, Dia Internacional da Dança Árabe, em duas sessões, às 18h e às 19h30.

Segundo Noé Filho, idealizador e diretor do espetáculo, a obra é fruto de uma reflexão pessoal sobre o que nos faz ser piauiense principalmente por causa da diversidade cultural que é uma marca presente na arte e cultura local. A ideia central partiu de unir a cultura árabe, representada pela bailarina Izabell Lins, com a sanfona, um instrumento com a cara do nordeste, regida pelo maestro Ivan Silva. Além disso, o espetáculo tem como plano de fundo abordar a questão da imigração árabe no Piauí. “Montar um espetáculo como esse é um exercício de criação e liberdade e poder apresentar aspectos da cultura piauiense que muitas vezes as pessoas não conhecem ou não prestam tanta atenção. É a possibilidade de apresentar a diversidade da nossa cultura de modo inovador”, frisa Noé Filho.

A parte coreográfica foi construída pela coreógrafa e bailarina teresinense Izabell Lins que subirá aos palcos com a Companhia Izabell Lins. E, para a coreógrafa, o espetáculo representa um marco para Companhia, pois é uma demonstração de um trabalho que dialoga com outras artes e que demonstra como somos diversificados. “Quando eu propus para o Noé para fazermos um trabalho pelo Piauí, juntou o meu amor e o do Noé pela nossa terra. Montar esse espetáculo está sendo muito gratificante, pois estamos trabalhando a arte, o Piauí e a cultura árabe”, pontua.

A direção musical é assinada pelo músico e regente Ivan Silva, maestro da Orquestra Sanfônica de Teresina, e que frisa como a sanfona no nordeste ainda é vista como um instrumento relacionado ao forró. Dessa forma, assumir a direção musical de um espetáculo de dança árabe demonstra a versatilidade tanto do instrumento quanto do músico. Para ele, elaborar os arranjos para o espetáculo foi uma forma de também conhecer mais sobre a cultura árabe. O espetáculo conta com a cantora Gislene Daniele que se dedica à música desde a infância e atuará no espetáculo no canto. Já a parte cenográfica tem a autoria do artista visual Fábio Solon que atua desde 2002 nas artes visuais e já expôs seus trabalhos em diversas exposições fora do Piauí.

O espetáculo “Nós do Piauí” é fruto do desejo de contar e cantar um pouco de quem somos de forma, unindo elementos diferentes, mas que estão diretamente ligados às nossas tradições. A Geleia Total convida todos os amantes da cultura piauiense para assistir ao espetáculo no Dia Mundial da Dança Árabe e se deleitar com essa narrativa fantástica sobre as nossas raízes e tudo o que nos entrelaça nesse grande nó chamado Piauí.

Ficha Técnica

Direção Coreográfica: Izabell Lins

Direção Musical: Ivan Silva

Direção Geral: Noé Filho

Idealização e Produção: Geleia Total

Roteiro: Alisson Carvalho

Designer: Gustavo Athayde

Fotografia: José Ailson Nascimento

Cenário: Fábio Solon

Bailarinas: Izabell Lins, Jaciara Santos, Gilvana Morgana, Herlyanne Frazão, Jaqueline Castro, Luzyanne Frazão, Beatriz Sousa, Wivia Araújo, Lanara Araújo, Lorrana Araújo e Lara Araújo

Vocalista e Narradora: Gislene Danielle

Sanfona: Ivan Silva

Guitarra: Mário Araújo

Percussão: Fagão Silva

Baixo: Josué Araújo

Bateria: Elisson Allen

Mais informações:

Espetáculo “Nós do Piauí”

Dia: 25/09/2019 (Dia Internacional da Dança Árabe)

1ª Sessão: 18h

2ª Sessão: 19h30

Local: Teatro do Boi – Rua Rui Barbosa, 339, Matadouro, Teresina-PI

Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia)

Locais de venda: Toccata, Banca do Joel e Sympla (bit.ly/nosdopiaui18h ou bit.ly/nosdopiaui19h30)

Mais informações: 86 99802.6952 (bit.ly/WhatsAppGeleiaTotal) ou linktr.ee/geleiatotal

Fonte: Ascom

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Quem disse que custa muito ter internet em alta velocidade?; Vem pra MM Net

Oeiras Por R10 municípios

Oeiras registra 534 pacientes recuperados da Covid-19

Simplício Mendes Por Renato Pereira da Silva

Simplício Mendes | Sobe para 68 os casos de pessoas recuperadas da Covid-19

Amarante-PI Por R10 municípios

Amarante comemora seus 149 anos com inaugurações e homenagens

Gilbués-PI Por Lucas Oliveira

Comunidade Boqueirão é apoiada no combate ao Covid - 19

Mais lidas da semana

»

© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium