Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
Saúde Vacinação
23/09/2019 09h07 Atualizada há 5 anos
Por: Redação

Teresina recebe novas doses de vacina contra o sarampo

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu novas doses da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo e outras doenças. Foram 1980 doses, distribuídas entre 19 salas de vacina de todas as zonas da cidade e disponíveis a partir de hoje (23).

Em razão da grande procura, os postos de vacinação de Teresina tiveram redução no estoque da vacina Tríplice Viral. Assim, o Ministério da Saúde, responsável por adquirir e distribuir vacinas aos municípios brasileiros, providenciou o reabastecimento para suprir a demanda.

Fonte: reprodução
Fonte: reprodução

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, lista os grupos que devem receber a vacina: as crianças devem tomar a “dose zero” entre os seis meses e 12 meses de idade e, depois, devem fazer o seguimento com o calendário vacinal (uma dose aos 12 meses de idade e a segunda dose aos 15 meses).

As pessoas que não se vacinaram nessa faixa etária (12 e 15 meses de idade), podem se vacinar até os 49 anos de idade, sendo que entre um ano e 29 anos, pode tomar duas doses da vacina, de 30 a 49 anos tomar uma dose e maiores de 50 anos não devem se vacinar. Os profissionais de saúde, independente da idade, tomar duas doses. A vacina só é contraindicada para gestantes e pessoas com baixa imunidade, como pacientes em tratamento contra o câncer ou portadores de doenças que derrubam o sistema imunológico, como a gripe, porque a vacina é feita com vírus vivo e atenuado, o que pode causar alguns efeitos colaterais.

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa e que pode levar a complicações graves e óbito. “A pessoa pode apresentar febre, tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal estar. Em torno de 3 a 5 dias, outros sintomas podem aparecer, como manchas vermelhas no corpo”, informa Amariles Borba. “A sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo a outras pessoas”, esclarece a diretora.

DISTRIBUIÇÃO DE VACINAS SARAMPO – 23/09/2019

ZONA NORTE

 Hospital da Primavera

 UBS Santa Maria Codipi

 Hospital Buenos Aires

Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo

 UBS Ceci Fortes

ZONA SUDESTE

Hospital do Dirceu

 UBS Renascença

UBS Alto da Ressurreição

UBS Carlos Alberto

 UBS Todos os santos

ZONA LESTE

Hospital do Satélite

 UBS Santa Isabel

UBS Ininga

UBS Piçarreira

ZONA SUL

. UBS Parque Piauí

 Hospital do Promorar

 UBS Vermelha

 UBS Lourival Parente

 UBS Vila Irma Dulce

Fonte: FMS
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp