Sexta, 18 de outubro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 9462-3105
Raquel Alves

Raquel Alves

Raquel Alves Raquel Alves, 26 anos, formada em Nutrição e Técnica em Cozinha, tem especialização nas áreas: Intolerância e Alergia Alimentar, Nutrição Esportiva e Fitoterápicos. Atende em duas academias situadas na zona leste e presta consultorias em UAN (unidades de alimentação e nutrição).

[email protected]

86 9462-3105

Cidades - Nutrindo Mentes

Postada em 23/09/2019 ás 10h48

Publicada por: Raquel Alves

Afinal o que são calorias?
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Afinal o que são calorias?

Afinal, o que são calorias? 

A Primeira Lei da Termodinâmica fala sobre o principio de conservação da energia, baseada na famosa frase do pai da química moderna, Antoine Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.Já que seres humanos precisam de energia para viver, a Nutrição pegou emprestado esse conceito da Física e tentou determinar a quantidade de energia contida em cada alimento para que pudéssemos determinar o que comer. Assim, pensando na Primeira Lei da Termodinâmica, o peso de uma pessoa é determinado pela quantidade total de energia ingerida menos a quantidade total de energia gasta. Só que, para que esse cálculo fosse possível, os cientistas da nutrição estabeleceram a quantidade de calorias de cada alimento medindo quanto de energia ele libera quando é queimado em laboratório em um calorímetro, ou seja, fora do corpo.Por exemplo:Uma maçã tem em média 90 calorias. Um brigadeiro também.Uma lata de refrigerante tem em média 140 calorias. ????Uma coxa de frango também.Tendo em vista esses exemplos, será que para o corpo humano, uma lata de refrigerante tem o mesmo VALOR NUTRICIONAL do que uma coxa de frango? Uma maçã e um brigadeiro não tem nenhuma diferença?‼️Não, as calorias não são todas iguais. Além disso, não tem como saber com exatidão o que acontece com cada alimento quando ele é digerido e metabolizado em energia para o corpo, afinal, seres humanos não são simples calorímetros.Não significa que calorias não devam ser consideradas quando se avalia o estado clínico e nutricional de alguém. Mas a teoria da contagem de calorias foi uma tentativa de extrema simplificação da realidade que acabou por desconsiderar o complexo sistema do metabolismo humano, a qualidade da dieta e os nutrientes dos alimentos.

Fonte: Assocação Brasilera de Low Carb

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium