Terça, 11 de dezembro de 2018
(86) 99915-1055
Desk Propaganda
Geral - Ajuda financeira

Postada em 30/12/2017 ás 09h04 - atualizada em 30/12/2017 ás 13h54

Publicada por: Bruna Dias

Governo publica medida do AFM com liberação para 2018
O recurso será transferido pelos critérios pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas a data não foi definida pela MP.
Governo publica medida do AFM com liberação para 2018

Foto: Reprodução

O Apoio Financeiro aos Municípios (AFM) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no final da tarde desta sexta-feira, 29 de dezembro. Por meio da Medida Provisória 815/2017, o presidente da República, Michel Temer, liberou o recurso extra de R$ 2 bilhões, mas o texto traz, expressamente, que o dinheiro fará parte do exercício financeiro de 2018.

Os gestores municipais contavam com o AFM para ajudar no fechamento das contas e no encerramento do ano contábil de 2017. O recurso será transferido pelos critérios pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas a data não foi definida pela MP. Em entrevista a jornais influentes, o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse que o governo vai ter de remanejar o orçamento de 2018, no início do próximo ano, para acomodar as despesas com recursos adicionais.

Marun sinalizou que a origem dos recursos ainda não foi definida e que a readequação orçamentária será feita assim que o Congresso Nacional retomar suas atividades. A mesma informação foi obtida por integrantes do movimento municipalista nacional, em contato com representeastes do governo federal. Em princípio, a intensão do governo é enviar um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) para que o Parlamento aprove a matéria e a verba seja efetivamente repassada, no início de fevereiro.

Vinculação

Ao contrário do que foi prometido, a verba terá vinculação, e deve ser aplicada preferencialmente, em educação e saúde. O texto da MP diz que objetivo do AFM é superar dificuldades financeiras emergenciais. “A parcela que caberá a cada um dos Municípios será calculada e entregue aos Entes federativos nas mesmas proporções aplicáveis ao FPM para o ano de 2018, na forma fixada pelo Poder Executivo federal, após a aprovação do crédito orçamentário para essa finalidade”, explica o texto publicado.

Conforme já havia dito, em nota, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, voltou declarou que a falta de comprometimento do governo com os Municípios deixou os gestores locais indignados e inconformados. Desde esta quinta-feira, 28 de dezembro, quando saiu a informação de que Temer não cumpriria o compromisso assumido com a liderança do movimento municipalista nacional, e a verba não seria repassada, diversos prefeitos tem entrado em contato com parlamentares e integrantes do governo.

Situação

Ziulkoski destaca que liberação dos recursos somente ano que vem não foi o acertado durante as mobilizações Municipalistas, em Brasília. Ele lembra que o texto não diz quando ocorrerá o repasse. “Ficou uma situação terrível, complicada, porque essa verba poderá vir em fevereiro, em março, em abril, não se sabe quando”, afirmou.

Veja a MP aqui 

Fonte: CNM

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Revista ADV

»

Inhuma-PI Por Juerismar Luis

Encerramento das atividades de 2018-Grupo de Idosos

Valença Por Raul Soares

Ação social da Igreja Universal ajudar pessoas carentes em Valença

São Gonçalo do Piauí Por Francisco Myller

U.E. Sebastião Cruz de São Gonçalo do Piauí realiza grande gincana.

Matias Olímpio-PI Por Ilson Filho

Vereador é silenciado em votação de linha de crédito milionária

Amarante-PI Por Diogo Costa

CREAS finaliza atividades de 2018 em confraternização

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium