Sábado, 25 de janeiro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Belém do Piauí

Belém do Piauí

Seja um correspondente.

Cidades - Em Belém do PI

Postada em 27/09/2019 ás 11h06

Publicada por: Geysa Silva

Prefeitura de Belém do PI inaugura nova sede da Assistência Social
A solenidade de inauguração contou a participação de diversas autoridades municipais
Prefeitura de Belém do PI inaugura nova sede da Assistência Social

Foto: Cidades na Net

O prefeito Ademar Carvalho, entregou a população do município de Belém do Piauí, na manhã desta  quinta-feira, 26, o novo prédio da Secretaria de Assistência Social. A inauguração aconteceu paralelo a VIII Conferência Municipal de Assistência Social.

A Secretaria que funcionava em prédio alugado,  agora passa a ter sede própria, ficando localizada ao lado do Anexo do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS.

A solenidade de inauguração contou a participação de diversas autoridades municipais, o secretariado e usuários, que também,  estiveram presentes da Conferência.

Inicialmente aconteceu o enlace da fita, e em seguida,  os presentes visitaram as instalações da Secretaria. A nova estrutura é mais moderna, mais ampla, onde  possui, recepção,  salas  para atendimento,  com  capacidade para atender um número maior de usuários.

O prefeito ainda falou sobre a importância de realizar as melhorias para que o órgão municipal funcione cada vez melhor, dando mais qualidade e agilidade aos atendimentos prestados à população. “Esse  novo espaço  tem  uma estrutura física maior e mais adequada que vai oferecer um melhor atendimento ao público”, frisou o gestor.

Após a inauguração,  aconteceu a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, que discutiu sobre o tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.

O evento iniciou as atividades com a entoação do Hino do Piauí, e logo após,  aconteceu uma apresentação musical realizada pelos adolescentes do NUCA. Os trabalhos foram abertos,  oficialmente,  pela  presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ana Paula Ribeiro.

Segundo a assistente social, Olisabel  Silveira,  a conferência  tem por atribuição  a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“Diante da intensa fragilização na execução da política pública de assistência social é tempo de reafirmar e assegurar a garantia dos direitos sociais, constitucionalmente adquiridos,  assim é de suma importância a realização dessa conferência para que ocorra o exercício contributivo e  universalizador da proteção social”, destacou.

A palestra magna foi ministrada pelo conferencista,  Tancredo Paiva, que explanou sobre os eixos temáticos – Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado; Financiamento público; e SUAS com participação social.

Tancredo frisou que a conferência traz um diferencial no seu contexto. “Essa conferência é mais que um movimento social, é um grito de socorro às desregulamentação que estão acontecendo no âmbito das políticas públicas. Para se ter uma ideia, o Conselho Nacional de Assistência Social não convocou as conferências, no âmbito governamental, foi a sociedade civil organizada que impulsionou esse movimento,  fazendo  com que pudesse corroborá com aquilo que está na Constituição de 88, que é assegurar  a participação social”, explicou.

Durante o evento democrático, os debates foram coletivos com participação social, assegurando momentos de discussão e avaliação das ações socioassistenciais  voltadas para  os usuários e trabalhadores da assistência social.

Fonte: Cidades na Net

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium