Quarta, 22 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

38°

23° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Em São Luís do PI
30/09/2019 09h25 Atualizada há 2 anos
Por: Geysa Silva

São Luís do Piauí realiza XI Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de São Luís através do prefeito, Renato Pio, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizou na manhã desta quarta-feira, 25 de setembro, a XI Conferência Municipal de Assistência Social. O momento reuniu gestores, funcionários da administração municipal e membros da sociedade civil. As atividades aconteceram no CRAS da cidade.

A conferência tem por objetivo analisar, propor e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores, da participação dos usuários e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios, e eleger delegados para a XIII Conferência Estadual de Assistência Social.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O momento teve início com a formação da mesa de honra. Em seguida, a presidente do CMAS, Maria dos Remédios, declarou a abertura dos trabalhos da conferência. Algumas jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realizaram uma dança, cuja coreografia foi montada com base em um Projeto sobre o Meio Ambiente.

Continua depois da publicidade

A jovem Paloma de Sousa Leite Araújo conduziu o cerimonial do evento. Já a secretária municipal de Assistência Social, Ariana Bezerra, coordenou a conferência, fomentando as discussões, debates, avaliações e elencando as propostas que serão levadas para a conferência a nível estadual.

Durante a conferência os participantes ainda foram divididos em três grupos, abordando os seguintes eixos temáticos propostos, I – A Assistência Social é um Direito do Cidadão e dever do Estado; II – Política Pública tem que ter financiamento Público; III – A Participação Popular Garante a Democracia e Controle da Sociedade. Os grupos foram coordenados pela secretária, Ariane Bezerra, psicólogo Álvaro Rodrigues e assistente social Edineide. Após este momento as propostas foram discutidas com a plenária.

A secretária de assistência social, Ariana Bezerra, falou sobre a importância de reunir as pessoas e discutir propostas para melhorar a realidade dos usuários e colaboradores do social do município e frisou ainda, sobre o objetivo da conferência.

“Objetivávamos mobilizar a sociedade como um todo, para deliberar e avaliarmos como anda a assistência social, fazendo propostas para os âmbitos municipais e estaduais. Tivemos uma boa participação popular, também, com a representação de conselhos e outras entidades”, afirmou a secretária.

Foram eleitos de forma democrática os delegados titulares, Maria dos Remédios, representando a sociedade civil e Saguinólia Francisca, representante de associações governamentais, seguido de seus suplentes, podendo representar o município na conferência estadual que acontecerá em outubro, se os titulares não participarem por motivos maiores, Josefa Joana e Maria Moura.

A conferência contou com a participação do prefeito municipal, Renato Pio, vereadora Maria Zélia, membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e jovens do SCFV. Após o encerramento das atividades, os conferencistas participaram de um almoço.

Fonte: Folha Atual
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp