Sexta, 18 de outubro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Equatorial - Energia
Educação - Dicas para o Enem

Postada em 30/09/2019 ás 10h48 - atualizada em 30/09/2019 ás 11h32

Publicada por: Marina Sousa

Confira 8 possíveis temas da redação do Enem 2019
Não dá para adivinhar o que encontraremos ali, mas é bem possível estimar alguns temas.
Confira 8 possíveis temas da redação do Enem 2019

Foto: reprodução/internet

Um mês e meio separa 5.095.308 candidatos da prova de redação do Enem. O temor em relação a ela não é sem razão: uma nota zero pode te deixar de fora de programas como o Sisu, o Fies ou o Prouni. Por outro lado, a redação pode aumentar (e muito) as chances de ingresso na universidade, já que sozinha ela representa 1000 pontos na prova. Bem, a junção de toda essa expectativa faz o coração de qualquer estudante gelar no momento de abrir a prova do segundo dia e descobrir o tão aguardado tema da redação. 

Não dá para adivinhar o que encontraremos ali, mas é bem possível estimar alguns temas. Considerando o histórico da prova e os novos ventos em Brasília este ano, conversamos com os professores de Redação e Português Thiago Braga, do Sistema de Ensino pH, do Rio de Janeiro (RJ), e Antunes Rafael dos Santos, do Colégio Oficina do Estudante, em Campinas (SP), para elencar oito possíveis temas de redação para o Enem 2019.

1. O avanço e o combate à depressão

As últimas pesquisas da OMS apontam que o Brasil está entre os dez países com maior taxa de suicídio no mundo, além de caminhar contra a tendência mundial de redução desses números. Nos últimos dez anos, o número de pessoas diagnosticadas com depressão no país cresceu 18,4%. A redação pode pedir que o candidato disserte a respeito das causas do avanço da depressão e apresente propostas de políticas públicas para seu combate. 

2. Obesidade no Brasil

Assim como a depressão, a obesidade também é um problema de saúde pública em evidência no país, atingindo cerca de 20% da população. Um recorte do tema pode ser a obesidade entre crianças, também relacionada à desnutrição. 

3. Bullying e violência nas escolas brasileiras

A violência nas escolas pode ser abordada na prova tanto do viés do “bullying” quanto relacionada à agressão de professores — considerando o grande registro desses casos e o espaço que ganharam na mídia. O desafio para o candidato é apresentar soluções equilibradas, efetivas e que envolvam o diálogo com a comunidade escolar. 

4. Epidemias e volta de doenças erradicadas

Este foi o ano de ressurgimento no Brasil de doenças que eram consideradas erradicadas, como o sarampo. Por se tratar de um tema de saúde pública, ele é bem cotado para a prova, além de envolver debates de cunho social, como o avanço do movimento antivacina. 

5. Controle parental na internet

O Estado brasileiro, bem como as famílias, estão diante de grandes desafios no que diz respeito à educação para mídia e tecnologias. A disseminação do uso da internet entre crianças e adolescentes pode ser tema da redação este ano, propondo um debate sobre o papel dos pais e do governo como mediadores. 

6. Desafios da mobilidade urbana no Brasil

Os centros urbanos no Brasil estão em constante inchaço, acompanhados por um número crescente de veículos individuais. Enquanto em 2004 havia 7,4 habitantes para um carro, dez anos depois essa proporção foi para 4 habitantes por carro. é um carro para cada quatro brasileiros, enquanto há dez anos a proporção era de 1 para . O transporte público, por outro lado, enfrenta problemas com obras paralisadas e pouco planejamento. Diante desse cenário, o candidato deve apresentar soluções efetivas para os grandes problemas de mobilidade urbana — que envolvem pensar não só o transporte, mas a organização espacial das cidades. 

7. Evasão escolar 

O Brasil tem a terceira maior taxa de evasão escolar do mundo — são 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. A redação pode pedir que o candidato disserte sobre o perfil dos que evadem e seus possíveis motivos, além de apresentar soluções para o problema.

8. Habilidades socioemocionais nas escolas

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe como uma das propostas a implementação de disciplinas que desenvolvam, desde cedo, as habilidades socioemocionais dos estudantes. Essas habilidades envolvem a capacidade de se relacionar com pessoas, lidar com emoções, resolver conflitos, etc. Por ser também uma pauta forte no mercado do trabalho, além de passar mais longe de discussões “polêmicas”, essa é uma aposta para o Enem 2019.

Fonte: Guia do estudante

R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
TV R10

»

Jornal Portal R10

»

Brasileira Por Giva Ferreira

TSE em decisão monocrática mantém os mandatos dos vereadores de Brasileira

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais) Por Lucas Stefano

Sondado por tráfico é preso pela Denarc/Timon com dinheiro falso e munição

São João dos Patos - MA Por Cleyton Luis

Grave acidente deixa vítima fatal na BR-135

Demerval Lobão - PI Por Katia Cruz

Município de Demerval Lobão recebeu 'Prêmio Gestor Educador' da Undime

Sebastião Leal Por Kelcidione Alves

Prefeito de Sebastião Leal recebe 'Prêmio Gestor Educador' da Undime

Mais lidas da semana

»

Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium