Sábado, 19 de outubro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Made Propagnda
[email protected]
(86) 99915-1055
Saúde

Saúde

Saúde é vida Tudo sobre saúde!

[email protected]

(86) 99915-1055

Piauí - Saúde

Postada em 30/09/2019 ás 11h06 - atualizada em 30/09/2019 ás 11h06

Publicada por: Bruna Sampaio

Cebola e alho podem diminuir o risco de câncer, diz estudo
O estudo foi motivado por evidências cientificas anteriores.
Cebola e alho podem diminuir o risco de câncer, diz estudo

Foto: Pixabay

Quem conhece a culinária porto-riquenha sabe que cebola e alho têm presença garantida em diversos pratos e, mais do que isso, são base para alguns dos mais famosos, como o sofrito — uma mistura de temperos que, por sua vez, pode ser utilizada em diversas outras receitas.

Agora, um novo estudo encabeçado pelo estudante de doutorado em epidemiologia Gauri Desai, da Escola de Saúde Pública e Profissões de Saúde da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, sugere que além de saborosos, os dois ingredientes são capazes de diminuir o risco de câncer entre as mulheres porto-riquenhas.

“Descobrimos que a ingestão combinada de alho e cebola, muito comum entre as mulheres porto-riquenhas, está associada a um risco reduzido de câncer de mama”, disse Desai.

E os números corroboram a fala do pesquisador. Mulheres que consumiram sofrito mais de uma vez por dia tiveram redução de 67% no risco em comparação àquelas que nunca comeram a iguaria. O estudo foi motivado por evidências cientificas anteriores, que já mostravam os benefícios da cebola e do alho na proteção ao câncer.

O pesquisador explica que Porto Rico era o local perfeito para o estudo porque as mulheres consomem maiores quantidades de cebola e alho do que em regiões da Europa e dos Estados Unidos. “Estudar mulheres porto-riquenhas que consomem muita cebola e alho como o sofrito foi único”, ressaltou.

Desai explicou ainda que a escolha por Porto Rico também se deu devido às taxas mais baixas de câncer de mama na população se comparadas às taxas do continente norte-americano. “Isso a torna uma população importante para estudar”, complementou.

Por que cebola e alho são “armas” contra o câncer?

A pesquisadora e autora sênior do estudo Lina Mu explicou que os dois ingredientes são ricos em flavonóis e compostos organossulfários, que apontam propriedades anticarcinogênicas em seres humanos, assim como em animais, conforme experimentos.

O estudo foi realizado entre os anos de 2008 e 2014 com 314 mulheres com câncer de mama e 346 para controle. Eles foram incluídos no estudo de controle de caso que carrega o nome da deusa porto-riquenha da fertilidade, Atabey.

Fonte: Mega Curioso

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium