Sábado, 19 de outubro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Made Propagnda
[email protected]
(61) 98191-9906
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

Jornalista Milton Atanazio Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.

[email protected]

(61) 98191-9906

Política - Internacional-Vietnã

Postada em 30/09/2019 ás 16h06 - atualizada em 30/09/2019 ás 16h15

Publicada por: Jornalista Milton Atanazio

Vietnã é homenageado na Câmara dos Deputados
Parlamentares, diplomatas, adidos militares e jornalistas, foram recebidos pelo embaixador
Vietnã é homenageado na Câmara dos Deputados

Parlamentares, convidados, diplomatas, adidos militares e jornalistas, foram recebidos pelo embaixador do Vietnam no Brasil, Sr. Do Ba Khoa

Por Milton Atanazio

A Câmara dos Deputados, realizou nesta segunda-feira (30) às 09h, no Plenário Ulysses Guimarães, uma Sessão Solene em Homenagem ao Aniversário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e o Vietnã. A sessão foi solicitada pelo deputado federal Roberto Pessoa e autorizada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia.

Parlamentares, convidados, diplomatas, adidos militares e jornalistas, foram recebidos pelo embaixador do Vietnam no Brasil, Sr. Do Ba Khoa e acompanharam toda a solenidade, que começou com a execução do hino nacional dos dois países.

O embaixador fez o agradecimento aos deputados federais, senadores e diplomatas de várias épocas do Brasil pelos seus esforços e contribuições para cultivar a parceria abrangente Vietnã-Brasil ao longo dos anos, aqueles que, sem seus esforços e determinação, os resultados da cooperação bilateral não poderiam ser tão significantes como são hoje em dia. Lembrou que no dia 08 de maio de 1989, os governos do Vietnã e do Brasil emitiram uma declaração conjunta sobre o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Destacou que após 30 anos de amizade e cooperação, o Vietnã e o Brasil construíram uma plataforma sólida de relacionamento, com confiança e determinação política compartilhadas. “Estou convencido de que, na base dessa plataforma, os dos países continuarão a aproveitar novas oportunidades a ser criadas pela Renovação no Vietnã e reformas em curso no Brasil e trabalhar juntos para abrir uma nova etapa de relacionamento e elevar a cooperação bilateral a um novo e mais elevado patamar e alargar a cooperação regional Vietnã-Mercosul”, diz o diplomata vietnamita.

“Trinta anos não é um período longo nas relações entre nações. O mais importante para o Vietnã e o Brasil foi que, nos últimos 30 anos, os dois países reconheceram a posição de cada país na região e no mundo, o potencial e as oportunidades de cooperação e, decididos, trabalharam juntos para tomar medidas apropriadas a fim de desenvolver e aprofundar constantemente seus laços em todos os setores”, acentua.

Realçou que o governo dos dois países têm sido cada vez mais fortalecidos e facilitaram o intercâmbio de delegações, incluindo delegações parlamentares e o fortalecimento do quadro legal para a cooperação com a assinatura de 16 acordos, protocolos e memorandos de cooperação em vários campos que vão da ciência e tecnologia ao transporte marítimo e aviação civil, da agricultura à saúde e do comércio ao turismo, da diplomacia governamental à diplomacia pública e da cooperação nacional à cooperação descentralizada.

O embaixador Vietnamita relevou que o melhor entendimento bilateral, possibilitou também a valorização da tradição de apoio mútuo e recíproco nas instâncias das Nações Unidas e das organizações internacionais, melhorando conjuntamente sua posição na região de cada um e no mundo.

Do Ba Khoa afirma que parceria abrangente entre os dois países foi ampliada e aprofundada também em áreas como a diplomacia parlamentar, entre grupos parlamentares, entre cidades, localidades dos países e organizações de amizade. Enfatizou que a cooperação comercial é um ponto marcante no relacionamento bilateral, com o aumento constante do valor do intercâmbio comercial ao longo dos anos. Em 17 anos, de 2001 a 2018, o valor comercial bilateral aumentou 155 vezes. Em oito anos, de 2010 a 2018, o valor comercial bilateral incrementou mais de 04 vezes. O valor comercial bilateral de 4,5 bilhões de dólares em 2018 transformou o Vietnã no maior parceiro comercial do Brasil na ASEAN e o quinto maior parceiro comercial do Brasil na Ásia. Em 2019, é possível que o comércio bilateral chegue a 5 bilhões de dólares. Vietnã deseja estudar com Brasil e Mercosul possibilidades de negociações de um Acordo do Livre Comércio Vietnã-Mercosul.

“Em nome do Governo e do Povo do Vietnã, gostaria de reafirmar o compromisso e os esforços do Vietnã em desenvolver e aprofundar a parceria abrangente com o Brasil – o parceiro da primeira importância do Vietnã na América do Sul”, finaliza.

Fotos Antonio José

Fonte: Milton Atanazio

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium