Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Em Santana do PI
02/10/2019 15h30
Por: Redação

Saúde de Santana do Piauí promove ação do Outubro Rosa

A Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Programa Saúde da Família, promoveu na manhã desta quarta-feira (02) uma ação educativa com o público feminino em alusão ao Outubro Rosa, campanha nacional de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo de útero.  O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo Chiquinho Borges, centro da cidade.

O evento que abre a programação do Outubro Rosa no município santanense contou com palestra educativa ministrada pela enfermeira da UBS Isaac Borges, Maria Tereza Guimarães, treino funcional aplicado pela educadora física, Maria Daiane de Jesus Moura e sorteio de brindes para as participantes.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O objetivo da ação educativa foi alertar as mulheres para a prevenção do câncer de mama e colo de útero, doença que ocasiona mortes no público feminino.

A enfermeira, Maria Tereza Guimarães, durante a palestra orientou as participantes sobre a caracterização do câncer de mama, seus sintomas, diagnóstico e formas de tratamento.

“Nesse mês de outubro intensificamos as ações de controle e prevenção ao câncer de mama. Estamos fazendo essa palestra, levando orientações, para sensibilizar as mulheres sobre o que é o câncer de mama, sintomas, como fazer o diagnóstico, tratamento dando ênfase aos fatores de risco. No momento não temos conhecimento de câncer de mama, mas mulheres no município já foram a óbito em decorrência da doença”, informou a enfermeira.  

A assistente social do NASF, Thuany Bernardes, explicou a proposta e intencionalidade do evento.

“O evento Outubro Rosa foi pensando com objetivo de sensibilizar e informar a população sobre o câncer de mama, visto que prevenir é uma ferramenta extremamente importante e eficaz. Muitas barreiras podem ser removidas através da informação, acredito também que melhora a comunicação e o suporte psicológico,  até aumentando o acesso dessas pacientes aos exames e ao tratamento. Nós da equipe NASF, buscamos sempre o bem estar da população”, disse.

Assistente social Thuany ao lado direito da imagem

O secretário de Saúde de Santana do Piauí, Francisco Carvalho, destacou a ação como instrumento de conscientização para a prevenção eficaz contra a doença.

“Hoje a prevenção é um dos fatores mais importantes para se evitar o câncer de mama e colo de útero. Sabemos que existem os tratamentos, mas a prevenção é sempre o melhor caminho. Em virtude disso, a secretaria está disponibilizando seus profissionais para realizarem palestras e orientar as pessoas para que não sejam acometidas por tais doenças”, pontuou o secretário.

Fonte: Folha Atual
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp