Quinta, 01 de outubro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Educa Mais Full Banner
[email protected]
86 9 9834-2372
Santana do Piauí

Santana do Piauí

R10 municípios Seja um correspondente.

[email protected]

86 9 9834-2372

Cidades - Em Santana do PI

Postada em 02/10/2019 ás 15h30

Publicada por: Geysa Silva

Saúde de Santana do Piauí promove ação do Outubro Rosa
Ação de prevenção e conscientização foi realizada na sede urbana da cidade
Saúde de Santana do Piauí promove ação do Outubro Rosa

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Programa Saúde da Família, promoveu na manhã desta quarta-feira (02) uma ação educativa com o público feminino em alusão ao Outubro Rosa, campanha nacional de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo de útero.  O evento foi realizado no Ginásio Poliesportivo Chiquinho Borges, centro da cidade.

O evento que abre a programação do Outubro Rosa no município santanense contou com palestra educativa ministrada pela enfermeira da UBS Isaac Borges, Maria Tereza Guimarães, treino funcional aplicado pela educadora física, Maria Daiane de Jesus Moura e sorteio de brindes para as participantes.

O objetivo da ação educativa foi alertar as mulheres para a prevenção do câncer de mama e colo de útero, doença que ocasiona mortes no público feminino.

A enfermeira, Maria Tereza Guimarães, durante a palestra orientou as participantes sobre a caracterização do câncer de mama, seus sintomas, diagnóstico e formas de tratamento.

“Nesse mês de outubro intensificamos as ações de controle e prevenção ao câncer de mama. Estamos fazendo essa palestra, levando orientações, para sensibilizar as mulheres sobre o que é o câncer de mama, sintomas, como fazer o diagnóstico, tratamento dando ênfase aos fatores de risco. No momento não temos conhecimento de câncer de mama, mas mulheres no município já foram a óbito em decorrência da doença”, informou a enfermeira.  

A assistente social do NASF, Thuany Bernardes, explicou a proposta e intencionalidade do evento.

“O evento Outubro Rosa foi pensando com objetivo de sensibilizar e informar a população sobre o câncer de mama, visto que prevenir é uma ferramenta extremamente importante e eficaz. Muitas barreiras podem ser removidas através da informação, acredito também que melhora a comunicação e o suporte psicológico,  até aumentando o acesso dessas pacientes aos exames e ao tratamento. Nós da equipe NASF, buscamos sempre o bem estar da população”, disse.

Assistente social Thuany ao lado direito da imagem

O secretário de Saúde de Santana do Piauí, Francisco Carvalho, destacou a ação como instrumento de conscientização para a prevenção eficaz contra a doença.

“Hoje a prevenção é um dos fatores mais importantes para se evitar o câncer de mama e colo de útero. Sabemos que existem os tratamentos, mas a prevenção é sempre o melhor caminho. Em virtude disso, a secretaria está disponibilizando seus profissionais para realizarem palestras e orientar as pessoas para que não sejam acometidas por tais doenças”, pontuou o secretário.

Fonte: Folha Atual

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium