Domingo, 16 de Maio de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

22° 32°

Teresina - PI

Últimas notícias
Brasil Refugiados
03/10/2019 08h21 Atualizada há 2 anos
Por: Marina Sousa

Governo quer aumentar o número de municípios que acolhem os venezuelanos

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Após a assinatura de um protocolo de intenções, o governo federal deverá ampliar o número de municípios brasileiros que recebem migrantes e refugiados venezuelanos. O protocolo foi assinado nesta quarta-feira (02), em cerimônia no Palácio do Planalto, e contou com a presença de nove ministros de Estado, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e representantes de três agências das Nações Unidos (ONU) que lidam com população (Unfpa), migração (OIM) e refugiados (Acnur).

O protocolo prevê que municípios que aderirem à campanha de acolhimento definirão o número de pessoas e famílias que poderão receber e até o perfil dos migrantes, conforme vocação econômica das cidades. Cada município, em conjunto com o governo federal, definirá a data para receber os migrantes. Caberá ao governo federal fazer avaliação clínica, vacinar e prestar assistência médica imediata aos venezuelanos.

O objetivo é interiorizar a acolhida, e criar melhores oportunidades de inserção dos migrantes da Venezuela no país. Até agosto, o Brasil contabilizava 14.643 refugiados e migrantes do país vizinho em mais de 250 municípios. De acordo com o ministro chefe da Casa Civil, Onix Lorenzoni, a migração dos venezuelanos “é a maior diáspora da América Latina”.

Continua depois da publicidade
Fonte: Agência Brasil
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp