Sábado, 16 de novembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(89) 98103-4290
Redenção do Gurgueia

Redenção do Gurgueia

Ampario Gil Correspondente do município.

[email protected]

(89) 98103-4290

Cidades - Eleições 2019

Postada em 06/10/2019 ás 18h46 - atualizada em 06/10/2019 ás 19h30

Publicada por: Ampario Gil

Eleição para Conselho Tutelar é marcada por tumulto em Redenção do Gurgueia
Má organização deixa candidatos e eleitores revoltados em Redenção do Gurgueia-PI
Eleição para Conselho Tutelar é marcada por tumulto em Redenção do Gurgueia

Portal R10

Eleição para o Conselho Tutelar aconteceu neste domingo dia (06) seis de Outubro deste corrente ano de 2019, na Unidade Escolar Dirceu Arcoverde localizada na Rua do Ferreiro, Bairro Planaltina em Redenção do Gurgueia, onde teve inicio ás 8hoo e fechou o portão ás 17hoo com uma grande quantidade de eleitores na esperança de votarem, não há previsão para encerramento, nem contabilização dos votos.

Muitos dos eleitores ao ver o grande volume de pessoas nas filhas voltaram para suas residências sem votar, o problema ocorreu devido à má organização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) na realização dos procedimentos da Eleição. Está apto a votar um total de 5950 (cinco mil, novecentos e cinquenta) eleitores divididos em apenas três urnas eletrônicas, fato esse que causou tumulto e indignação por parte de candidatos e eleitores, representando um grande retrocesso ao comparar com a última eleição.

Outro ponto apontado pelos candidatos como negativo fora relacionado ao transporte gratuito doado pela Prefeitura Municipal, ou seja, no inicio do processo foi informado que não haveria transporte para os eleitores da zona rural, motivo esse que desestimulou a busca pelo o voto nas referidas localidade, no entanto somente na ultima sexta-feira dia (04) por volta das 18hoo tomaram ciência que a mesma iria disponibilizar transporte gratuito.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, com competência territorial de um município, que deve ter atendimento disponível 24 horas por dia e responsabilidade de zelar pela proteção dos direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes. É obrigado a prestar contas.

Quando,  por exemplo, uma criança é agredida, maltratada ou vitima de algum abuso ou crime, o Conselho Tutelar é acionado para participar da investigação e, acolher menores que ficam desamparadas, sem terem parentes que possam abrigá-los, ou quando os pais são retirados do poder familiar.     

Outro lado

O Portal R10 tentou contato com o Presidente do CMDCA, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta. O espaço segue em aberto

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium