Terça, 27 de Outubro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

23°

23° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Em Massapê do PI
08/10/2019 10h12
Por: Geysa Silva

Massapê do Piauí realizou campanha de prevenção ao suicídio nas escolas

A programação foi aberta no dia 05 de setembro, na Academia de Saúde

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Desde 2015, setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio. No Brasil, a campanha é liderada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e chamada de ‘Setembro Amarelo’ e abraçada pelos municípios, como Massapê do Piauí, que realizou diversas intervenções com foco na conscientização, valorização da vida e prevenção ao suicídio.

A programação foi aberta no dia 05 de setembro, na Academia de Saúde, com dois momentos. O primeiro, voltado para os profissionais que atuam na área da Saúde, com o tema “Cuidando de quem cuida”. Em seguida, foram realizadas palestras ministradas pela psicóloga Graça Moura e por Viviane Cordeiro, profissional contábil e voluntária da Central Picos, e uma roda de conversa que contou, também, com as participações da psicóloga Débora Sá e da médica Geovanna Maia.  O evento foi aberto ao público em geral.

A temática foi abordada de formas diversas. Uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação permitiu que encontros fossem realizados com alunos das escolas públicas do município, onde profissionais ministravam palestras, interagiam e tiravam dúvidas dos alunos.

Continua depois da publicidade

A caravana do ‘Setembro Amarelo’ percorreu as escolas Adriano Antônio Rodrigues, na comunidade Gangorrinha, João Manoel da Costa, na sede, e Manoel Joaquim de Carvalho, no povoado São Francisco, levando informações importantes para centenas de alunos.

As palestras foram ministradas por uma equipe multiprofissional formada pela psicóloga Débora Sá, pelas enfermeiras Rosa Andrea e Daniely Xavier, pela médica Geovanna Maia e a nutricionista Dayara Sousa. A supervisora da Rede Pública Municipal de Ensino, Josefa Carvalho, participou de todos os encontros.

Nas palestras, os profissionais falavam sobre suicídio de maneira produtiva, conscientizando os alunos e funcionários sobre a importância do amor próprio e da vida, despertando neles o desejo de superação dos problemas difíceis, como também, orientando na identificação dos sinais de alerta e como agir para ajudar aqueles que possuem ideação suicida ou que estão próximas destas pessoas, para que não se sintam sozinhas.

Continua depois da publicidade

Dinâmicas, rodas de conversa e a exibição de vídeos também fizeram parte das atividades realizadas nos encontros.

Fonte: Cidades na Net
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®