É bem difícil encontrar alguém que adora lavar louças. Enquanto muitas pessoas deixam os pratos se acumularem na pia, outras acabam com a bagunça imediatamente e ainda garantem outros benefícios.
Um estudo da Universidade do Estado da Flórida (FSU) descobriu que lavar a louça pode ajudar a aliviar o estresse. Mais especificamente, não se trata de fazer tudo com pressa para se livrar da tarefa ou colocar tudo na máquina de lavar, mas fazer uma coisa de cada vez, sem reclamar.
A pesquisa foi feita com 51 estudantes, divididos em dois grupos. Um deles leu um trecho sobre atenção plena e estar presente em cada ato de suas vidas (proposta do mindfulness) e foi submetido à tarefa em seguida. Enquanto o outro, foi encarregado de apenas lavar a louça. Os resultados mensuraram que aqueles que tiveram um ritual precedente, reduziram os níveis de estresse em 27%, e as boas inspirações cresceram 25%. Já os que não foram convidados a ler a passagem, não sofreram nenhuma alteração mental ou comportamental.
Os cientistas explicam que os beneficiados estavam pensando apenas em lavar a louça, o que significa estar presente e focado no momento. Dessa forma, não houve descarrego de estresse durante a limpeza.
A intenção da pesquisa não exatamente era descobrir os efeitos de lavar louça em nossas vidas, mas observar como as atividades do dia a dia podem ser feitas a partir dos princípios de mindfulness e trazer vantagens. Apesar de ser uma pequena descoberta, novos ângulos sobre como encarar as responsabilidades domésticas com foco, intensão e cuidado podem reduzir a tensão e os problemas psicológicos.
Em tempos de correria, cuidar da casa estende, significantemente, a nossa lista diária de afazeres. Por isso, da próxima vez que for encarar um dia de faxina, lembre-se que se você focar em uma tarefa de cada vez, pode estar se livrando do estresse, ao mesmo tempo.