Quinta, 17 de outubro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(86) 9 9497- 4422
Professor Ricardo Ribeiro

Professor Ricardo Ribeiro

Ricardo Ribeiro Pedagogo, Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria em Educação a Distância. Atualmente sou Consultor Educacional da Faculdade Única e Universidade Cândido Mendes, membro associado da Associação Brasileira de Educação a Distância. Apaixonado por Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento Pessoal.

[email protected]

(86) 9 9497- 4422

Educação - Desenvolvimento

Postada em 09/10/2019 ás 10h45 - atualizada em 09/10/2019 ás 10h54

Publicada por: Ricardo Ribeiro

Ikigai: a mandala que te ajuda a encontrar seu proprósito
Ikigai te ajuda a encontrar o trabalho ideal unindo vocação, propósito e impacto.
Ikigai: a mandala que te ajuda a encontrar seu proprósito

Foto: Divulgação.

Conheça a mandala ikigai, uma ferramenta de autoconhecimento que aborda diversas áreas e intercessões da vida pessoal e profissional e, com isso, alinha seus valores, expectativas, desejos e possibilidades reais de trabalho.

O que é Ikigai?

O que significa ter uma vida (iki, em japonês) em harmonia com seus desejos e expectativas (kai)? Um caminho é a mandala ikigai, uma ferramenta de autoconhecimento que aborda diversas áreas e intercessões da vida pessoal e profissional.

A ferramenta, envolve um processo reflexivo de autoconhecimento, que é simples de implementar e pode trazer insumos valiosos em qualquer fase da carreira.

A mandala é composta por quatro círculos que se sobrepõem: o que amo fazer; o que posso fazer bem; o que posso ser pago para fazer; e o que o mundo precisa. Ao centro, onde há a intersecção principal, está o próprio ikigai.

Com uma mandala ikigai em mãos, fica mais fácil refletir sobre como alinhar suas aspirações pessoais e profissionais, seus valores e oportunidades de trabalho.

Não é algo trivial: quando o trabalho é motivado por um propósito pessoal e há alinhamento entre seus valores individuais e os valores de uma organização, você fica mais satisfeito e produtivo – o que beneficia todo mundo.

Como preencher a mandala ikigai

Na primeira seção (o que amo fazer), está a motivação mais profunda do indivíduo. Questione-se: qual é sua paixão? O que ama? Pense no conselho de Warren Buffet: o que você faria se não precisasse de dinheiro?

Na segunda seção (o que posso fazer bem), a proposta é aproximar-se de sua vocação de maneira mais prática. Questione-se: no que você é bom? Quais são seus pontos fortes? O que sabe que pode fazer bem? O que outros valorizam em você? Pergunte também para amigos, colegas e familiares.

[Como uma mandala ikigai fica no papel]

Na terceira seção (o que posso ser pago para fazer), a visão é mais realista: onde você poderia trabalhar? Que profissão poderia exercer que esteja alinhada com suas reflexões anteriores? O que você faz e que outros estão dispostos a pagar? Pense no maior número de trilhas possível.

A quarta seção (o que o mundo precisa) é um tanto mais abstrata, mas nem por isso menos importante: qual é sua missão na Terra? O que você pode conquistar que ajudará outros, tornar o mundo melhor ou agregar valor social? Acredite: todo mundo guarda isso dentro de si.

Aqui, você pode resgatar as possíveis trilhas que descobriu na seção anterior para validá-las e torná-las possibilidades reais.

Dica: não se pressione!

Saiba que algumas das respostas também podem se sobrepor na mandala ikigai, o que não é um problema. O importante é ser honesto consigo mesmo: não há respostas certas ou erradas.

“Tente encontrar o que está no centro disso tudo. É seu ikigai, sua razão de ser”, e mantenha-se tranquilo durante a busca. “Não tenha a pressão de ter a resposta perfeita agora”.

Fonte: Na Prática

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium