Terça, 22 de outubro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(86) 98844-3653
Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais)

Blog do Lucão (Timon e Região dos Cocais)

Lucas Stefano Saiba tudo o que acontece na região.

[email protected]

(86) 98844-3653

Cidades - Timon

Postada em 10/10/2019 ás 14h51 - atualizada em 10/10/2019 ás 15h02

Publicada por: Lucas Stefano

Timon é o 1º município do Maranhão a receber a Maratoninha Maker
O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Davi Telles, esteve presente durante o treinamento.
Timon é o 1º município do Maranhão a receber a Maratoninha Maker

Timon, mais uma vez, recebe um grande programa do Governo do Estado do Maranhão. Agora, quem ganha com mais uma parceria é a Educação do município. Na manhã desta quinta-feira (10), na EMEF Nazaré Rodrigues, quatorze professores multiplicadores da rede municipal de ensino receberam treinamento com a equipe de instrutores do projeto Maratoninha Maker, um programa criado e regido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão que visa estimular e disseminar a inovação.

       

O professor Francisco Veloso falou da experiência enriquecedora. “Vamos repassar tudo o que aprendemos aqui. Isso tem um impacto muito grande e é muito inovador, além da metodologia ser diferenciada e mais simples”, afirma.

       

O treinamento segue durante todo o dia e, durante as aulas, serão construídos protótipos idealizados pelos professores e com a tutoria da equipe de tecnologia da secretaria estadual, que é integrada também pela startup +Robótica. Entre os protótipos, estão: a Cancela Inteligente, a Sala de Aula Inteligente e o Semáforo Inteligente. Leandro Franco(acima), superintendente de inovação, explica que os treinamentos e protótipos são maquetes reais desses projetos, realizados pelos professores e alunos, que serão mensalmente acompanhados por sua equipe. O objetivo é solucionar problemas do município. “Um exemplo real é o uso da robótica no protótipo na sala de aula inteligente. Nesse caso, o mecanismo tecnológico desligará o ar-condicionado e as luzes quando não houver alunos e professores em sala, reduzindo os gastos com energia”

       

“Estamos dando continuidade nesse projeto e sabemos que a ciência e a tecnologia são muito importantes no atual contexto. Quando Timon é escolhida para ser a cidade piloto desse projeto temos muita responsabilidade e agradecemos pela confiança que nos foi colocada. Os 14 professores responsáveis por multiplicar esse conhecimento, mais os 60 alunos e as seis escolas envolvidas só reforça o que acreditamos, onde cada criança pode ser a protagonista da sua história”, afirma Dinair Veloso, secretária de Educação de Timon.

       

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Davi Telles, esteve presente durante o treinamento e falou da confiança na rede municipal de ensino e no do crescimento do programa, que visa essencialmente impulsionar a inovação em toda a sua dimensão “Dentro do Programa Inova Maranhão, temos vários eixos, dentre todos eles temos a Educação Básica. Em pouquíssimo tempo, teremos a robótica na veia da rede municipal de Educação. Tenho certeza que em 10 ou 12 meses estaremos na maioria das escolas de Timon”.

       

Ele ainda acrescenta o motivo da escolha do município como a primeira cidade a receber o projeto “Escolhemos Timon por uma razão muito simples: porque a gente acha que em Timon as coisas dão certo. Aqui, as coisas são tocadas de maneira séria, a gente percebe seriedade nas coisas que o prefeito Luciano Leitoa faz, que a prefeitura faz e que tudo é tocado de maneira focada e profissionalizada.

       

Aqui, sentimos confiança e temos uma proximidade com uma rede de ensino que tem credibilidade e com uma equipe ousada que tem vontade de fazer essas crianças mudarem a sua história e a do contexto em que estão inseridas”, afirma.

       

O Maratoninha Maker acontece também nesta sexta-feira (11) com alunos e professores da Escola Militar Tiradentes V, vivenciando e construindo os protótipos durante todo o dia.

             

Fotos: Jefferson Lima e Lucas Stefano

PARA VISUALIZAR NA ÍNTEGRA AS FOTOS DESTA MATÉRIA ATRAVÉS DE DISPOSITIVO MÓVEL, COLOQUE-O NA POSIÇÃO HORIZONTAL.

PUBLICIDADE:

            

     

      

                 
O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium