Quarta, 14 de Abril de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

26°

23° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Saúde Saúde
11/10/2019 09h32 Atualizada há 2 anos
Por: Bruna Sampaio

Sete alimentos que podem agravar a ansiedade

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Se você se sente ansioso com frequência, tem crises de ansiedade ou já foi diagnosticado com o transtorno de ansiedade, saiba que a sua alimentação pode estar contribuindo para a condição.

Da mesma forma como alguns tipos de alimentos podem auxiliar a combater a ansiedade, outros podem piorar os sintomas. Um artigo divulgado pela revista Terra revelou que ingerir uma alimentação saudável pode ser benéfico para tratar o problema do foro psicológico. 

A publicação indicou, sete alimentos que deve evitar:

Continua depois da publicidade

1. Pizza

A pizza possui uma quantidade bastante elevada de hidratos de carbono na sua composição, o que é contraindicado para quem sofre de ansiedade, como afirma a nutricionista Isabel Jereissati. Em proporções pequenas, os carboidratos podem auxiliar no bem-estar, mas, exageradamente, agravam alguns sintomas.

Isto porque a quantidade consumida tem um efeito direto no funcionamento do organismo, elevando a quantidade de insulina e adrenalina para tentar assimilar os nutrientes, e contribuindo para picos de açúcar no sangue.

2. Massa

A massa também está repleta de hidratos, o que pode gerar agitação, inquietude e irritabilidade. 

3. Ketchup

Da mesma forma que acontece com a massa, o ketchup contém uma quantidade elevada de carboidratos, sobretudo na forma de açúcares. E o excesso de energia consequente pode desencadear não só sintomas de ansiedade, como também de depressão.

4. Café

Alimentos ricos em cafeína são consumidos como uma forma de nos mantermos despertos e focados. Isso porque a substância provoca um aumento no cortisol, o famoso hormônio expelido pelo corpo nos momentos de maior stress, que diminui a quantidade de calorias queimadas para poupar energia.

Em altas quantidades, o cortisol agrava o sentimento de stress e sintomas da ansiedade, assim como também provoca uma diminuição de hormônios como a serotonina, conhecida por ser o hormônio da felicidade.

5. Chá

Geralmente é uma bebida relaxante. Contudo, tal como o café, alguns tipos de chás contêm um alto teor de cafeína, como por exemplo chá preto, branco, verde ou chá mate. 

6. Refrigerantes

Têm um teor alto tanto de açúcar e de cafeína. Os efeitos negativos de ambas as substâncias na produção hormonal e no funcionamento do cérebro, podem intensificar e fazer surgir o estado de ansiedade. 

7. Álcool

Alguns até consomem bebidas alcóolicas com a intenção de superar a ansiedade, mas na verdade, essa substância pode desequilibrar a serotonina e outros neurotransmissores associados ao prazer e relaxamento. Em altas doses, o álcool também inibe o sistema nervoso central, provocando maior inquietação e dificuldade de concentração, como explica o psicólogo Carlos César Petruy.

Fonte: Lifestyle ao minuto
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®