Quarta, 11 de dezembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Nova Comunicação 1
Isaías Coelho

Isaías Coelho

Seja um correspondente.

Cidades - Em Isaías Coelho

Postada em 16/10/2019 ás 09h01

Publicada por: Geysa Silva

Saúde de Isaías Coelho inicia atividades da campanha ‘Outubro Rosa'
As atividades seguem até o dia 21 com encerramento no povoado São Domingos
Saúde de Isaías Coelho inicia atividades da campanha ‘Outubro Rosa'

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira, 14 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Isaías Coelho fez a abertura das comemorações alusivas ao Outubro Rosa, mês em que se enfatiza a prevenção e a detecção precoce do Câncer de Mama.

O evento aconteceu na Praça Vilany Pinheiro da Costa, e contou com a participação significativa do público alvo. Inicialmente a Secretária de Saúde Marizangela Campos acolheu a todos agradecendo a presença e participação. Em seguida a Coordenadora da Atenção Básica, a enfermeira Gabiana Mauriz, explicou sobre o Outubro Rosa e como seria o evento.

Durante o momento, a psicóloga do NASF, Ana Maria Mauriz, falou sobre o Tabagismo como fator de risco para o câncer de mama, em seguida explicou sobre os benefícios de parar de fumar e convidou as pessoas que tivessem interesse para fazerem parte do grupo de controle do tabagismo.

Continuando, a Nutricionista do NASF Anatalice Sousa, falou sobre a importância da alimentação saudável e do controle do peso na prevenção do câncer de mama, destacando que alimentos devem ser consumidos regularmente e quais devem ser evitados. Além de ressaltar os benefícios da alimentação saudável, foi feito a demonstração de como preparar várias combinações saborosas de suco verde, que foram servidos aos presentes para degustação. Muitos aprovaram.

Complementando as orientações, a educadora física do NASF, Ana Makrina Rocha, explicou sobre a importância da atividade física regular, de maneira contínua e orientada tanto para prevenção do câncer de mama, como de outros agravos a saúde.

Em seguida houve um momento muito importante e especial, no qual a usuária do SUS, a vitoriosa Avanir, contou um pouco de sua história de luta contra o câncer de mama destacando a sua fé, força de vontade, ânimo e esperança, além de alertar as mulheres quanto a importância de se tocar e de se cuidar.

Logo depois, o fisioterapeuta do NASF, Murilo Mauriz, em parceria com Ana Makrina Rocha conduziram um alongamento e encerraram o momento com uma dinâmica ressaltando a importância de apoiar e ajudar o próximo.

Após as atividades educativas, foram disponibilizadas as inscrições para os presentes, de acordo com seu interesse pessoal, participarem dos grupos de Controle do Tabagismo, de Controle do Peso e/ou de Controle da dor, por meio da atividade física regular e orientada. Além disso, foram ofertados lanche saudável e serviços de saúde: verificação de Glicemia Capilar, Aferição de Pressão Arterial, Mensuração de peso e altura.

Fonte: Folha Atual

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium