Quarta, 22 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

32°

23° 38°

Teresina - PI

Últimas notícias
Jucelma Sales
Jucelma Sales Correspondente do município.
Cidades Em Picos
18/10/2019 10h15 Atualizada há 2 anos
Por: Geysa Silva

Picos | Moradores de comunidade saem às ruas e protestam contra poluição

Os moradores da comunidade Umarí, localizada a 5 km do centro de Picos, saíram nas ruas do povoado em sinal de protesto, na manhã desta quinta-feira, 17 de outubro. A manifestação é contra a emissão de gases e resíduos asfálticos produzidos pela fábrica Santa Inês, instalada na referida comunidade. O protesto iniciou em frente ao Posto de Saúde da localidade e se dirigiu até à frente da usina.

Instalada na comunidade há cerca de 5 anos a indústria tem gerado revolta entre os populares. O aposentado Francisco Sousa, mora nas proximidades da usina e o mesmo relatou que residi na comunidade sua vida inteira, mas que pensa até em se mudar, por causa dos agravos de saúde causados pela fumaça da indústria.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Aposentado Francisco Sousa

Continua depois da publicidade

“Eu não sentia falta de ar, mas passei a sentir após as fumaças da indústria, minha saúde está sendo muito prejudicada. Eu tinha a fala ‘limpa’ e fiquei rouco por conta da fumaça. A usina traz ‘zoeira’, poeira e fumaça junta com óleo, onde quando se passa um pano em uma mesa saí preto. Se a fábrica não sair serei obrigado a me mudar daqui, ela não pode ficar perto das casas”, disse o aposentado.

Francisca Patrícia mora com seus dois filhos no Morro da Caixa D’agua uma parte mais alta da comunidade Umari e que consequentemente recebe um maior número de fumaça e resíduos asfálticos. A professora afirma que a fábrica tem colocado em risco a saúde de seus filhos, principalmente o pequeno Arthur Henrique de 1 ano e 4 meses de vida.

Francisca Patrícia

“Os efeitos negativos que recebemos dessa fábrica são inúmeros, mas o maior deles é o agravo à saúde, pois eu e meus filhos temos problemas respiratórios, com rinite alérgica e asma. Nos últimos meses a fábrica tem emitido uma quantidade de gases ainda maior, sem parar, de manhã, tarde e noite. Nós que somos mães e vermos nossos filhos doentes por conta do efeito causado por uma fábrica que se instalou em uma localidade residencial é muito complicado”, afirmou a professora.

No ato da manifestação o empresário e vice-prefeito de Picos, Edilson Carvalho, que é o dono da Construtora Santa Inês, trouxe para os manifestantes algumas explicações acerca da usina. Edilson afirma que se solidariza com os problemas dos moradores e por isso procurou estar presente. O empresário contou que quando a empresa foi instalada não havia um conjunto de casas ao lado e atualmente tem.

Edilson Carvalho, proprietário da fábrica

“Como homem público e que também fui votado nessa região, sabemos do benefício de asfaltamento que a fábrica trouxe para a região, mas sabemos que para quem mora próximo, ela causa esses transtornos. Vamos administrar o problema e tentar resolver o quanto antes, em um prazo de 6 meses, mas diante do clamor e dos pedidos, vamos tentar, para que possamos minimizar o tempo”, falou o empresário.

Edilson Carvalho ainda afirmou que a fábrica será totalmente removida do local. Enquanto não for retirada, o empresário destacou que de maneira paliativa, a torre onde saí a fumaça, será levantada e incrementando com um cano.

Moradores expressaram insatisfação com a situação

Os moradores munidos de cartazes e decididos na reinvindicação, afirmam que a fábrica causa danos não só a saúde humana, como também está trazendo prejuízos financeiros, nas plantações de bananas próximas a fábrica e manchas de óleo nos pisos e móveis das residências.

Residências ficam sujas de óleo

Além dos moradores da comunidade, estiveram presentes o vereador Maté representante político da localidade e o irmão do Edilson Carvalho, o empresário Getúlio Carvalho.

Fonte: Folha Atual
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp