Domingo, 21 de outubro de 2018
(86) 99915-1055
[email protected]
(86) 99570-7210
Amarante-PI

Amarante-PI

Diogo Costa Correspondente do município.

[email protected]

(86) 99570-7210

Cidades - Cultura

Postada em 05/01/2018 ás 15h25 - atualizada em 05/01/2018 ás 16h02

Publicada por: Diogo Costa

Fonte: Alexandre Carlos

Autodidata de Amarante ganha vida com desenhos
Trata-se de um artista do município de Amarante que aos 31 anos vive nutrido do sonho de ser reconhecido nacionalmente.
Autodidata de Amarante ganha vida com desenhos

Alexandre Carlos,  entrevistou o Amarantino Francisco Nunes, que vem sendo conhecido como desenhista pelo o seu trabalho. 

 Desenho a lápis – Um lápis, uma tela e o poder da criatividade vêm transformando a vida profissional de Francisco Nunes (o Chapada), desde os 28 anos de idade.

Trata-se de um artista do município de Amarante que aos 31 anos vive nutrido do sonho de ser reconhecido nacionalmente, ganhando a vida com o dom de produzir desenhos em quadros.

Francisco Nunes passa horas todos os dias deslizando o lápis sobre uma superfície plana, dando formas em 3 dimensões a rostos humanos, a partir de fotos.

Com uma profissão que começou a lhe dar retorno financeiro a partir de 2013, Francisco disse a Alexandre  que o seu talento foi descoberto aos 8 anos.

“A minha habilidade eu descobri desenhando mapas na escola. Eu fazia muito bem o Mapa Mundi e outros mapas sem cobrar nada dos meus colegas”, disse Chapada, ao confirmar que não fez ainda nenhum curso de aperfeiçoamento de  desenho.

“Os professores gostavam dos meus desenhos e iam mostrando para outros professores”, reforça.

Atualmente, Francisco se mostra feliz com a habilidade, mas confessa que para a sua realização profissional ainda falta conseguir um curso para aprimorar os conhecimentos e também um ateliê de desenhos.

“O meu desejo é fazer um curso, ter um ateliê de desenhos e poder ensinar a muitos jovens de Amarante o que eu sei fazer”, disse ele.

O artista, que aos oito anos já desenhava por diversão, passou de 2009 a 2012 sem produzir nenhum quadro, levado talvez pela falta de incentivos ou por não acreditar no trabalho como profissão.

Chapada começou a receber pelas artes que produzia, a partir de 2013 chegando certos quadros a custar R$ 200,00. 

Francisco Nunes, que  já produziu profissionalmente mais de 300 quadros, sendo o do poeta amarantino – Da Costa e Silva, a sua maior relíquia, acredita que pode desenhar até 20 quadros por semana.

As telas feitas por ele, geralmente são entregues ao cliente em molduras adquiridas em Teresina.

A divulgação das suas obras é feita geralmente por Alexandre Carlos nas redes sociais e WhatsApp. “Para quem não tem Facebook ou WhatsApp, eu pego o quadro e uma moto e saio apresentando a minha obra às pessoas da cidade, perguntando a elas o que acham e com quem se parece a pessoa do quadro”, encerra.

O artista de Amarante, depois de desenhar crianças, idosos, pessoas famosas( como o do apresentador Geraldo Luis, da rede record), estudantes, profissionais de todos os gêneros( Como o do Empresario Jeremias Eventos ), pensa também em produzir arte em paredes. A aquisição de equipamentos para trabalhar com grafites é outro passo que, segundo ele, é importante para a sua profissão.

Atualmente, Francisco Nunes é casado, tem uma filha, e mora com os pais na rua 13 de junho, próximo ao Polivalente de Ensino Médio.

Pessoa que tem a capacidade de aprender algo sem ter um professor ou mestre lhe ensinando ou ministrando aulas. O próprio indivíduo, com seu esforço particular, intui, busca e pesquisa o material necessário para sua aprendizagem.

Edição: Alexandre Carlos.

https://youtu.be/33lggRX2WN0

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Revista ADV
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2018 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium