Quinta, 12 de dezembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86999151055
Educa Mais Brasil

Educa Mais Brasil

Educa Mais Brasil Notícias sobre inclusão educacional.

[email protected]

86999151055

Educação - Educação

Postada em 21/10/2019 ás 14h26 - atualizada em 21/10/2019 ás 14h27

Publicada por: Bruna Sampaio

Estudantes da educação básica realizam prova do Seab hoje
A avaliação analisa a eficiência da educação em todo o país.
Estudantes da educação básica realizam prova do Seab hoje

Foto: Divulgação

A aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Seab) iniciam nesta segunda (21). Ao todo, 73 mil escolas do Brasil devem participar neste ano, mobilizando cerca de sete milhões de estudantes de mais de 244 mil turmas. 

O propósito da avaliação, que é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é mapear indicadores educacionais de regiões, unidades da Federação e escolas brasileiras.

Através do sistema, é possível avaliar a qualidade, a eficiência e a equidade da educação. Assim, as médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Novidades

Nesta edição, o Inep implementou algumas inovações como a referência na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2017. Assim, estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas farão os testes de ciências da natureza e ciências humanas com base na BNCC, que também será a referência para a avaliação dos alunos do 2º ano do ensino fundamental.

As avaliações de língua portuguesa e matemática serão para todos os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e de 3ª e 4ª séries do ensino médio e técnico integrado das escolas públicas.

Outra novidade é a avaliação da educação infantil, que será realizada em caráter de estudo-piloto para uma amostra de creches e pré-escolas públicas. Para isso, os diretores precisam responder questionários eletrônicos sobre as condições de funcionamento da escola.

*Com informações do Inep

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium