Sexta, 22 de novembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Nova Comunicação 2
[email protected]
(89) 9 9920-1357
Picos

Picos

Jucelma Sales Correspondente do município.

[email protected]

(89) 9 9920-1357

Cidades - Novo equipamento

Postada em 21/10/2019 ás 16h09

Publicada por: Jucelma Sales

CTA de Picos recebe novo equipamento
O equipamento Gene Xpert consegue trabalhar até 29 tipos de infecções.
CTA de Picos recebe novo equipamento

Coordenadora do CTA - Isabel Fontes

O Ministério da Saúde enviou para o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município de Picos , na semana passada, novo equipamento que vai facilitar a entrega rápida e eficaz dos exames para os pacientes,  relacionados a carga viral do HIV e Hepatite C.  O equipamento Gene Xpert consegue trabalhar até 29 tipos de infecções.

Segundo a coordenadora do CTA, Isabel Fontes, o equipamento vai facilitar o trabalho da equipe. ” Os exames eram coletado em Picos e encaminhado para Teresina,  hoje nós coletamos e realizamos aqui mesmo. Esses exames antes quando eram levados para Teresina tinham um período de 13 à 20 dias para ter o resultado, agora ele sendo realizado aqui com esse novo equipamento, o resultado sai entre 95 à 120 minutos, ou seja o paciente já fica aguardando o resultados”, ressaltou a coordenadora Isabel Fonte.

Isabel Fontes, ainda destaca quais exames são feitos com esse equipamento e a importâncias de Picos possuir esse aparelho.

“Esses exames são para pessoas que foram diagnosticada tanto com HIV como a hepatite C, sendo que ela vai fazer a carga viral e a partir desse momento,  que vamos ver a questão do medicamento, e com isso o tratamento ser mais eficaz . Nós também temos esse acompanhamento da carga viral a cada  3 à 4 meses pra ver se a medicação está fazendo efeito, ou se precisa mudar alguma das medicações.  Estamos inovando  porque esses exames são para pessoas  diagnosticadas com HIV quanto com Hepatite C “, comentou .

Carga Viral A carga viral é uma medida para saber quantos vírus tem em uma gota de sangue, pode ser  1 milhão à 100 milhões de vírus dessa carga viral na corrente sanguinita do paciente portador do HIV.

“Diante dessa base sabemos qual a medicação mais eficaz, e se esse tratamento está sendo eficaz, se está diminuindo,  é por isso que nós fazemos o acompanhamento dessa carga viral ,  cada 3 à 4 messes,  que é para saber se a carga viral está diminuindo . Não chegamos a identificar quanto tempo a pessoal tem a doença,  só o acompanhamento da carga viral da quantidade de vírus que tem na corrente sanguina, mais isso é muito importante que todos os portadores tenham esse acompanhamento”, disse.

Aumento de casos de HIVOs casos de HIV aumentaram em relação ao ano passado. De janeiro até o memento já foram diagnosticados 52 casos de HIV .

Segundo Isabel Fontes, ouve esse aumente justamente pela essa divulgação e com essa inovações dos  novos equipamento . ” Isso chama mais atenção das pessoas, e elas se deslocam para o  CTA  pra realizar os teste, e por isso agente ta diagnosticando mais,  isso é bom porque nós estamos evitando que contraiam  vírus em outras pessoas,” informou.

Uma das principais ações que o CTA realiza é a prevenção das doenças sexualmente transitiveis.

“Nós falamos a respeito dessas doenças e onde fazemos a distribuição dos preservativos, então isso se dá mais o aumento desses casos por conta da divulgação de chamar mais atenção da população. A nossa demanda é espontânea, a pessoa é que sente o desejo de fazer o exame.  Outro fator que ressaltamos é que a  doenças não têm sinais e nem sintomas, então não tem como a pessoa vir fazer sabendo que está doente, por isso alertamos a importância em vir e realizar os testes”, finalizou Isabel Fontes.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium