Sexta, 22 de novembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86 98851-2025
Major Elizete

Major Elizete

Oficial Major Elizete Oficial superior da PMPI, especialista em Políticas Sobre Drogas, em Direito Civil e Processo Civil, em Docência do Ensino Superior e em Gestão de Segurança Pública. Doutoranda em Direito. Professora e palestrante. @majorelizete

[email protected]

86 98851-2025

Geral - geral

Postada em 21/10/2019 ás 17h01

Publicada por: Oficial Major Elizete

Sujo falando do mal lavado!
Análise dos dias atuais.
Sujo falando do mal lavado!

Quando eu era adolescente, adorava estudar história do Brasil, sobretudo a época do segundo reinado. Naquele tempo, o Ministério dos Irmãos, o primeiro, composto apenas por liberais, foi encarregado de realizar as primeiras eleições do novo período, em 1840. Mas  a fraude e a violência foram tão marcantes, que ficaram conhecidas como “eleições do cacete”. Dom Pedro II decidiu, depois de dois anos, anular aquelas eleições e substituir os liberais pelos conservadores. Mas os dois partidos se alternavam no poder, de acordo com a com a vontade do imperador, político habilidoso, que decidia de acordo com a conveniência!

Eu lia e ficava imaginando como vivia o povo em meio às disputas pelo poder entre conservadores e liberais. Os dois partidos não tinham diferenças ideológicas e ambos representavam a classe dominante. Eis porque caiu tão bem a frase "Nada mais parecido com um conservador do que um liberal no poder, e nada mais parecido com um liberal do que um conservador no poder.

Então, em tempos hodiernos, tenho me apercebido que essa prática da política brasileira ainda é uma constante. Desta feita, entre “direita” e “esquerda”.

Os direitistas, dizem defender “a moral e os bons costumes”, posicionando-se de forma extremamente radical em temas polêmicos como a sexualidade, aborto e até religião; os esquerdistas, em oposição a todo e qualquer posicionamento dos representantes da direita, defendem em uníssono as ideias e pontos de vista de seus líderes políticos.

E as batalhas excedem os limites do Congresso e do Senado e, sobretudo nas redes sociais, colocam em lados opostos até mesmo familiares mais próximos! E ai de quem não tomar partido! Se eventualmente alguém concordar ou discordar de algum posicionamento de um lado ou de outro, a tropa adversaria parte para o ataque sem dó nem piedade!

Porém, será  que a direita e a esquerda brasileiras são mesmo tão divergentes?

Saímos de 16 anos em que a esquerda gerenciou nosso país e agora é a direita que conduz os destinos da nação. Bolsonaro chegou à presidência surfando uma onda de desejo de mudança, impulsionada pela internet, pregando o fim da corrupção e do poder pelo poder. Trouxe consigo vários deputados e senadores, e até governadores, a maioria sem serviços prestados à sociedade, apenas pelo fato de estarem ombreados com o “mito”.

Passada a “lua-de-mel”, em menos de um ano após as eleiçoes, assistimos a vergonhosa disputa entre aqueles que andavam de mãos dadas em busca de uma cadeira no legislativo. As redes sociais são o principal palco das agressões que beiram o ridículo, causando-nos, a nós que temos discernimento, asco e repulsa sem igual.

E onde está a preocupação com os males que sofrem os milhões de brasileiros?!

Já decorreram quase 25% dos mandatos e ainda não me apercebi da tal mudança apregoada nas campanhas eleitorais de 2018!

Ë… parece que a velha frase "Nada mais parecido com um conservador do que um liberal no poder, e nada mais parecido com um liberal do que um conservador no poder”, de dois séculos atrás, está mais atual do que nunca!

Entretanto, como a esperança nao morre, quem sabe nos próximos anos possamos vivenciar a tão sonhada e necessária NOVA POLÍTICA!

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium