Segunda, 20 de Setembro de 2021
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

26°

23° 37°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Em Geminiano
29/10/2019 08h57
Por: Geysa Silva

Geminiano promove audiência pública para discutir Plano de Resíduos Sólidos

A responsabilidade ambiental deve ser compreendida como uma tarefa de governos e sociedade em geral. Esse enfrentamento potencializa encontros como a primeira Audiência Pública promovida pela Prefeitura Municipal de Geminiano, gerida pelo prefeito Erculano Carvalho.

O evento foi realizado Na última sexta-feira (25), no auditório do Serviço de Convivência e Fortalecimento Vinculo (SCFV), e reuniu especialistas na área e a comunidade do município para debater o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, identificar problemas e discutir soluções referentes à destinação correta dos resíduos sólidos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na audiência, a comunidade foi informada sobre como está a elaboração e implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Também foi destaque o papel que o cidadão geminianense tem na estruturação do documento e a responsabilidade socioambiental de cada morador. Foram discutidos ainda as dificuldades e avanços da implantação do referido projeto.

Continua depois da publicidade

O prefeito Erculano Carvalho ressaltou a importância da reunião e elencou as providências que estão sendo adotadas para a construção do plano.

“Esse problema do lixo é no Brasil inteiro. Os municípios são obrigados a realizarem suas conferências e nós, com essa audiência, estamos preparando a nossa. Nós estamos fazendo a nossa parte para construir o nosso plano”, disse o gestor.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Eufrásia Nascimento, enfatizou as medidas que já foram adotadas pelo município para minimizar os impactos negativos causados pela produção dos resíduos sólidos.

“A gente faz o possível, sobretudo no trabalho de conscientização das pessoas no cuidado que devem ter com o lixo que produzem”, salientou.

Responsável pela pasta de Planejamento no município, a secretária Mazé Campos garantiu que um dos principais objetivos da gestão é adotar uma política de meio ambiente ecologicamente correta.

“Esse é o primeiro passo. Essa gestão sempre se preocupou com a referida questão e acredito que agora, com a parceria da comunidade, nós vamos encontrar uma solução que possa diminuir os problemas existentes”, destacou.

A audiência foi conduzida pela ambientalista Yohana Carvalho. Ela começou sua explanação informando ao público presente sobre a elaboração e implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Também apresentou o conceito de resíduos sólidos e sua classificação e ainda mostrou o papel do cidadão nas etapas de estruturação do Plano.

Além do prefeito Erculano Carvalho, todos secretários participaram da audiência, assim como o presidente Câmara Municipal, Chico Antão, e os vereadores Netinho, Vanúsia Moura, Elisinho e representantes de diversos seguimentos da sociedade civil organizada.

Já a secretária de educação, Érica Carvalho, destacou como a pasta trabalha o tema nas escolas da rede municipal de ensino.

“Como todos sabem, é na escola que se forma cidadãos conscientes. Então, através da leitura de mundo, os profissionais, bem como toda a comunidade escolar, têm uma percepção da grande importância do meio ambiente para as futuras gerações, o que as fazem se preocuparem com o ambiente no qual vivem”, pontuou a secretária.

Fonte: Cidades na Net
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp