Continuando os preparativos para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a equipe da Secretaria Municipal de Educação realizou um total de 4 (quatro) aulões com alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Coordenado e executado pelos formadores, Aline Milany e João Gomes, cerca de 120 alunos participaram dos aulões na escola Antonio Xavier que teve início no dia 28 de Setembro e encerrou no dia 19 de outubro, véspera da aplicação da prova SAEB em Francinópolis.
Os aulões tiveram como foco principal a revisão dos conteúdos de português e matemática, uma vez que o objetivo do SAEB é aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática. No último dia os alunos participaram participaram de uma manha de lazer no balneário da localidade Jenipapo, zona rural de Francinópolis.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.
O ano de 2019 foi de preparação para a Prova SAEB. E esse trabalho começou com a implantação do projeto IDEB: Aprende Mais, a partir de março deste ano, com aulas de reforço e aplicação de simulados no contra turno, num primeiro momento e aos sábados, a partir de setembro, afirmou, Eliane Morais, Secretária de Educação. A aplicação da prova SAEB no município ocorreu no dia 24 de outubro. A previsão é que o resultado esteja disponível por volta de julho de 2020.