Terça, 10 de dezembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(61) 98191-9906
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília

Jornalista Milton Atanazio Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.

[email protected]

(61) 98191-9906

Política - Destaques do dia

Postada em 11/11/2019 ás 10h20

Publicada por: Jornalista Milton Atanazio

11 de novembro, segunda-feira - Os destaques da mídia nacional
Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado
11 de novembro, segunda-feira - Os destaques da mídia nacional

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado

11 de novembro, segunda-feira

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Evo Morales renuncia na Bolívia após protestos e pressão das Forças Armadas. Resultado da eleição na Espanha indica continuidade do impasse no país. Enem: saiba como foi o segundo dia de prova. O Assunto analisa o cenário político no Brasil após Lula ser solto. A Câmara inicia a semana com a prisão de condenados na 2ª instância na pauta. O Flamengo vence mais uma e está cada vez mais perto do título brasileiro. E uma cena lamentável de racismo contra brasileiros na Ucrânia.

Evo renuncia

Reprodução da transmissão da renúncia de Evo Morales, em 10 de novembro de 2019 — Foto: Reprodução/TV do governo boliviano/Via Reuters

Reprodução da transmissão da renúncia de Evo Morales, em 10 de novembro de 2019 — Foto: Reprodução/TV do governo boliviano/Via Reuters

Evo Morales renunciou à presidência da Bolívia após três semanas de protestos que questionavam a sua reeleição, envolta em suspeitas de fraude. Pressionado, o líder indígena que ficou 13 anos no poder e iniciaria o 4º mandato perdeu o apoio das Forças Armadas e foi à TV anunciar que deixaria o governo. No pronunciamento, lamentou a violência nas ruas, acusou a oposição de perseguição e disse ser vítima de um golpe.

"Lamento muito esse golpe cívico, e de alguns setores da polícia que se juntaram para atentar contra a democracia, contra a paz social, com amedrontamento para intimidar o povo boliviano."

No fim da noite, Evo disse em uma rede social que opositores atacaram sua casa e que há um "mandado de prisão ilegal" contra ele.

Cronologia da crise

A situação na Bolívia se agravou rapidamente nos últimos dias. Na quarta (6), uma prefeita aliada de Evo foi atacada, pintada de vermelho e humilhada nas ruas de Vinto, em Cochabamba. No sábado (9), o presidente afirmou que a casa de sua irmã fora incendiada. Um dia antes, na sexta (8), policiais iniciaram um motim. Decidiram ficar nos quartéis para não reprimir mais os protestos contra o presidente.

Patricia Arce, prefeita de Vinto, é resgatada por policiais; manifestantes incendiaram a prefeitura, jogaram tinta vermelha em Arce e cortaram seus cabelos — Foto: Daniel James/Los Tiempos Bolivia/via Reuters

Patricia Arce, prefeita de Vinto, é resgatada por policiais; manifestantes incendiaram a prefeitura, jogaram tinta vermelha em Arce e cortaram seus cabelos — Foto: Daniel James/Los Tiempos Bolivia/via Reuters

Numa tentativa de reduzir a fervura, o presidente convocou uma nova votação e dissolveu o tribunal eleitoral. Não foi suficiente. Horas depois, o chefe das Forças Armadas sugeriu publicamente que Evo renunciasse para apaziguar o país. Isolado, ele entregou o cargo. O vice e os chefes da Câmara e do Senado também saíram.

A presidente do tribunal eleitoral, Maria Eugenia Choque, foi presa. A polícia exibiu imagens dela algemada na televisão.

A cronologia da crise que derrubou Evo Morales ANÁLISE: sem apoio de militares, renúncia era inevitável As 48 horas finais de Evo Morales na presidência da Bolívia

Trajetória

O primeiro líder indígena a governar um país majoritariamente indígena chegou ao poder em 2006. Eram tempos de hegemonia de esquerda na América Latina, com Hugo Chávez na Venezuela, Néstor Kirchner na Argentina e Lula no Brasil.

Reelegeu-se duas vezes e viu a situação mudar na região. Manteve uma postura pragmática nas relações exteriores e na gestão da economia. Desde 2006, a economia cresceu em média 4,5% ao ano. A pobreza foi reduzida. Apesar dos bons números e da estabilidade econômica, a insistência em tentar um quarto mandato, que o manteria no poder até 2025, desgastou sua imagem.

Evo tentou um referendo em 2016 para mudar as leis, perdeu e depois conseguiu o aval da justiça para se candidatar. Foi o início da crise.

O agora ex-presidente da Bolívia Evo Morales, que renunciou neste domingo (10) — Foto: Aizar Raldes/AFP

O agora ex-presidente ficou famoso no final da década de 1980 como um combativo líder sindical dos produtores de folha de coca. No poder, promoveu tradições indígenas há muito desprezadas no país. Saiba mais sobre a trajetória de Evo.

Violência em Hong Kong

Um policial atirou em um manifestante encapuzado durante enfrentamentos na manhã desta segunda-feira (11) em Hong Kong (noite de domingo, 10, no Brasil), em um evento transmitido ao vivo pelo Facebook. Nas imagens vê-se um agente tentando dominar uma pessoa com uma jaqueta branca no bairro de Sai Wan Ho, em um cruzamento bloqueado pelos manifestantes. Outro homem encapuzado, vestido de preto, se aproxima e o policial atira. O homem não identificado cai, levando as mãos ao lado esquerdo do corpo. Seu estado de saúde é ignorado.

Enem - dia 2

Mais de 3,7 milhões de estudantes fazem segundo dia do Enem

O 2º dia do Enem exigiu muitos cálculos, segundo professores ouvidos pelo G1. Foram 90 questões de matemática, física, química e biologia.

GABARITO EXTRAOFICIAL: veja as respostas das 90 questões 6 pontos que resumem como foi a prova deste domingo

Entre os temas, questões cotidianas como aplicativos de paquera, o esporte slackline e receitas para remover o excesso de sal do feijão e tirar o cheio de alho da mão. Saiba mais.

G1 fez um programa ao vivo com a correção da prova. Aqui você encontra uma lista de vídeos com as resoluções. O MEC diz que a abstenção foi de 27,2%, a menor já registrada.

Fotos da prova: mais uma vez, imagens do caderno de questões circularam nas redes sociais. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que não se trata de um vazamento. Segundo ele, foram casos isolados que ocorreram após o início da prova, sem prejuízo para os candidatos.

E mais:

Maratona de séries, cinema e viagem: candidatos do Enem dizem o que vão fazer depois das provas 5.168 professores farão a correção das quase 4 milhões de redações do Enem 2019 As 10 questões mais polêmicas e difíceis da prova serão analisadas em programa ao vivo

Eleição na Espanha

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez  — Foto: Sergio Perez / Reuters

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez — Foto: Sergio Perez / Reuters

O presidente da Espanha, Pedro Sánchez, venceu a eleição legislativa deste domingo, mas sem votos suficientes para alcançar maioria absoluta e governar sem precisar de alianças. Com isso, o impasse deve permanecer no país, que fez a 4ª eleição em 4 anos. O partido Vox, de extrema-direita, cresceu e se tornou a 3ª força do parlamento.

Chile

Governo vai avançar em direção a uma nova Constituição, diz Ministro do Interior do Chile

O governo chileno anunciou na noite deste domingo (10) o início do processo para elaborar uma nova Constituição por meio de uma Assembleia Constituinte. A reforma da Constituição é uma das principais exigências dos manifestantes que há semanas protestam nas ruas das principais cidades chilenas.

Brasília

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara tem sessão marcada nesta segunda (11) para discutir mudanças da Constituição que viabilizariam a prisão de condenados na 2ª instância. O debate ganhou força após o STF derrubar, na semana passada, uma decisão do próprio tribunal que permitia o cumprimento antecipado da pena.

Reforma trabalhista

 — Foto: Divulgação

— Foto: Divulgação

A reforma trabalhista completa dois anos nesta segunda-feira. A proposta trouxe modificações nas relações de trabalho, porém esbarra em questionamentos na Justiça, trazendo insegurança jurídica para colocar todas as mudanças em prática. Entenda os principais efeitos.

Concursos abertos no país reúnem mais de 24,8 mil vagas; veja a lista

Sandy e Junior

Sandy e Junior anunciaram mais uma novidade para celebrar 30 anos de carreira: uma série documental da Globoplay. A estreia está prevista para o ano que vem. A turnê "Nossa história" foi encerrada no sábado (9) com um show para 100 mil pessoas no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.

Sandy e Junior iniciaram último show da turnê com "Não dá pra não pensar", sucesso de 2001 — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Brasileirão

O Flamengo venceu o Bahia de virada no Maracanã, aumentou para 10 pontos a vantagem na liderança e ouviu gritos de "é campeão" da torcida. O Grêmio derrotou a Chapecoense com um golaço e se consolidou no G-4. Em Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético-MG fizeram um clássico muito ruim e com cenas lamentáveis de violência nas arquibancadas do Mineirão. Assista abaixo aos gols do Fantástico e veja a classificação.

E hote tem:

Brasileirão

20h: Botafogo x Avaí

Copa do Mundo Sub-17 - quartas de final

20h: Itália x Brasil

Racismo

Na Ucrânia, uma cena triste e revoltante. Taison e Dentinho, atacantes brasileiros do Shakhtar Donestk, sofreram ofensas racistas da torcida do Dínamo Kiev. Taison ficou indignado, mostrou o dedo do meio para a torcida e chutou a bola longe. Foi expulso e saiu do campo chorando. Depois, desabafou em uma rede social.

"Jamais irei me calar diante de um ato tão desumano e desprezível", afirmou.

Curtas e rápidas

Navios da Marinha chegam ao Nordeste para ajudar no combate às manchas de óleo Concursos: 14 órgãos abrem inscrições nesta segunda para mais de 2,8 mil vagas Trânsito de Mercúrio em frente ao Sol cria 'mini eclipse' visto em todo o Brasil Manu Gavassi abraça pop triste e confuso em nova fase da carreira: 'Não queria ser limitada ao fofo'

Fonte: g1

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium