Sábado, 07 de dezembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
(86) 94618666
Lagoa do Piauí

Lagoa do Piauí

Tarcísio Oliveira Correspondente do município.

[email protected]

(86) 94618666

Cidades - Lagoa do Piaui

Postada em 13/11/2019 ás 11h21 - atualizada em 13/11/2019 ás 11h34

Publicada por: Tarcísio Oliveira

Secretaria de Saúde realiza ação de imunização contra o sarampo
A ação foi realizada no turno da noite junto aos alunos do Ensino Médio
Secretaria de Saúde realiza ação de imunização contra o sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa do Piauí realizou na noite desta terça-feira (12) a imunização de professores e estudantes do ensino médio do município, na Escola Municipal João Alfredo. De acordo com o secretário municipal de saúde, Dr. Mauro Junior, a ação é parte das atividades da Campanha de Vacina contra o sarampo e visa oferecer cobertura vacinal as pessoas com idade entre 20 e 29 anos.

”Para oferecer saúde e qualidade de vida a nossa população não podemos medir esforços, por isso mesmo sendo a noite nossa equipe aceitou o desafio e veio até a escola para dar a possibilidade de imunização a nossos jovens. Estamos muito felizes, os jovens demonstraram muito interesse e participaram ativamente da ação, saindo de lá com sua caderneta atualizada” destacou Mauro Junior.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa. Seu vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. Conforme informações disponíveis no site do Ministério da Saúde, o SUS oferece duas vacinas que protegem contra o sarampo: a dupla viral - protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto; tríplice viral - protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola; tetra viral - protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora). De acordo como Calendário Nacional de Vacinação, a vacinação contra o sarampo está indicada da seguinte forma:

Dose zero: crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).Primeira dose: crianças que completarem 12 meses (1 ano).Segunda dose: aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina; Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses; De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium