Segunda, 30 de Novembro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

35°

24° 35°

Teresina - PI

Últimas notícias
Saúde
Saúde
Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.
Saúde Saúde
14/11/2019 10h56 Atualizada há 1 ano
Por: Bruna Sampaio

Diabetes pode causar cegueira e levar ao infarto

Diagnóstico tardio favorece o aparecimento de complicações.

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Atualmente no Brasil há mais de 13 milhões vivendo com diabetes. Um número que está crescendo, mas com diagnóstico tardio, o que favorece o aparecimento de complicações. A cegueira é uma das complicações que podem ocorrer devido à falta de tratamento.

“As pessoas, principalmente as que apresentam fatores de riscos, devem fazer suas consultas periódicas. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais cedo é possível iniciar o tratamento adequado, evitando as complicações em decorrência do diabetes, como a cegueira, oriunda da retinopatia diabética, que é a complicação que ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina. O edema macular é uma dessas complicações graves que podem levar à cegueira”, afirma a endocrinologista Ana Mychelly Duarte Lima.

De acordo o Ministério da Saúde, houve um crescimento de 61% no número de pessoas com a doença no Brasil entre 2006 e 2016. "O estilo de vida ruim, com hábitos pouco saudáveis, está associado a um risco maior para desenvolvimento do diabetes”, ressalta a especialista da DMI.

Continua depois da publicidade

Cerca de 80% das pessoas com diabetes tipo 2 apresentam indícios de comprometimento cardiovascular, de acordo com estudo realizado pelo EndoDebate em parceria com a Revista Saúde. “O tratamento precoce reduz a possibilidade de complicações cardíacas. Seguir rigorosamente o tratamento e hábitos saudáveis são essenciais para a saúde do paciente com diabetes”, explica a endocrinologista Ana Mychelly Duarte Lima.

Diabetes

O diabetes é uma doença crônica onde o corpo não consegue utilizar adequadamente a insulina (hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue) ou não produz a insulina. Quando isso ocorre, o nível de glicose no sangue fica alto e se permanecer por longos períodos, pode resultar em danos aos órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Continua depois da publicidade

Novembro Azul

O novembro azul, também conhecido para a conscientização para a saúde do homem, é o mês de prevenção e combate ao diabetes. A iniciativa, que acontece desde 2006 no Brasil, busca orientar sobre a importância do diagnóstico precoce, esclarecer dúvidas sobre a doença e visa estimular hábitos saudáveis.

Fonte: Ascom
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®