Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Floriano
19/11/2019 11h20
Por: Redação

Comunidade Jacaré Novo participa de curso de Manejo de Ovinos e Caprinos

A comunidade Jacaré Novo, recebeu na última sexta-feira (15), um curso de Manejo de Caprinos e Ovinos para os pequenos produtores da região, através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR.

A capacitação, com duração de 3 dias, foi ministrada pelo técnico e veterinário, Carlos Alberto, que orientou os produtores para a identificação de doenças e o tratamento precoce dos animais. "A ideia é proporcionar uma mudança de atitude no produtor, a fim de que ele aprenda a fazer o manejo sanitário correto, através de técnicas de higienização, vermifugação e castração; e melhore a alimentação do rebanho, reduzindo a mortalidade dos animais. Uma novidade é que o curso também traz conhecimentos básicos sobre melhoramento genético”, afirmou.

Foto: Secom
Foto: Secom

Outros cursos voltados ao pequeno produtor rural já foram realizados em outras comunidades, dentre eles o curso de Operador de Máquinas Agrícolas. Edivaldo Costa, secretário de Desenvolvimento Rural, destaca que essas capacitações instigam a agricultura familiar, propiciando um crescimento na produção. “O desenvolvimento destes produtores melhora a produção e gera um melhor retorno financeiro para as famílias. Para o fim deste ano, teremos ainda mais duas capacitações, dentre elas, um curso inovador de Biodigestores, onde produziremos gás a partir de matéria orgânica: esterco bovino, caprino e aves, para que as famílias tenham independência na produção de gás e por outro lado também contribuem na conservação ambiental”, disse.

Conforme cronograma da Secretaria, o curso de Biodigestores deve acontecer de 27 de novembro a 1º de dezembro nas comunidades rurais. Entre os dias 4 e 8 de dezembro, outro capacitação também está prevista: o curso de Processamento de Leite, que consiste no aproveitamento do leite para fabricação de outros subprodutos como queijo, requeijão, iogurte, manteigas e outros que agregarão mais valor aos produtos da agricultura familiar em Floriano.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp