Edelanni Araújo ficou famosa no final do ano passado ao lançar seu primeiro livro, aos 10 anos de idade, com ajuda da Prefeitura de Teresina. A menina é aluna da Escola Municipal Ambiental 15 de Outubro, bairro Água Mineral, zona Norte de Teresina, e já contabiliza quase 400 livros lidos. Este ano, a família de Edelanni recebeu três propostas de grandes escolas particulares da capital, que oferecem bolsa integral e material didático para a pequena escritora.
As ofertas deixaram a família empolgada, mas a decisão dos pais é de manter a menina na escola municipal por pelo menos mais um ano. Além de oferecer apoio para a realização dos sonhos de Edelanni, a escola destacou a importância de ter referências para crianças que já enfrentam muitas dificuldades.
“Ela também adora a escola, sente confiança e é estimulada constantemente. Tudo isso nos fez tomar essa decisão. Sabemos que as escolas particulares oferecem muitas oportunidades, mas acreditamos na escola pública e vamos mantê-la no mesmo local. Queremos que ela seja exemplo para os colegas, para que vejam como é possível realizar seus sonhos”, declarou o pai Deuzeni da Silva.
A fama da Edelanni chegou ainda mais longe. A menina perdeu a conta de quantos livros já ganhou de empresas privadas de todo o Brasil, que enviam os presentes como estimulo às habilidades de leitura. Para esse ano também já ganhou todo o material escolar de uma livraria local, e recebeu proposta para o lançamento do próximo livro.
Para Irene Lustosa, secretária executiva de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semec), é um orgulho saber que a família confia o futuro da filha à rede municipal. “Os convites são excelentes, mostra que o talento da Edelanni é reconhecido, mas a escola que ela decidiu permanecer tem total condição de oferecer o apoio que ela precisa para evoluir como aluna e como escritora. Para nós é motivo de orgulho, além de ser muito importante como referência para os outros colegas. Inclusive, esta escola está sendo bastante procurada por outros pais que conheceram a história da escritora mirim”, revela.
Com a segunda obra infantil engatilhada, a intenção de Edelanni é manter as oportunidades abertas para seguir novos rumos no futuro. “Quem sabe no próximo ano, quando passo para o 6º ano, possa pensar em outros caminhos, mas agora quero voltar de férias e reencontrar meus colegas e professores na escola onde tudo começou”, finaliza Edelanni.