Quinta, 01 de outubro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Camanha ProPiauí Julho
[email protected]
86 9505-7184
Água Branca-PI

Água Branca-PI

Celim Correspondente do município.

[email protected]

86 9505-7184

Cidades - Em Água Branca

Postada em 20/11/2019 ás 08h21 - atualizada em 20/11/2019 ás 08h24

Publicada por: Geysa Silva

Água Branca recebe exames gratuitos de mamografia e papanicolau
A ação, iniciada nessa segunda-feira (12), acontece até dia 6 de dezembro
Água Branca recebe exames gratuitos de mamografia e papanicolau

Foto: Divulgação

Durante quatro semanas, Água Branca recebe a Carreta Sesc Saúde da Mulher. A ação conjunta do Sesc e Prefeitura de Água Branca, por meio da equipe da atenção básica e da Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, oferece gratuitamente exames de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero.

A ação, iniciada nessa segunda-feira (12), acontece até dia 6 de dezembro e poderá ser prorrogada se não atendida a demanda programada. Para as mulheres de 50 a 69 anos de idade, estão sendo ofertados exames gratuitos de mamografia. Já para mulheres de 24 a 65 anos de idade, estão sendo realizados exames preventivos, ou papanicolau.

“As ações de saúde da mulher, especialmente, em relação à prevenção do câncer de colo de útero e de mama, devem ser ampliadas e descentralizadas para o interior do Piauí para que possamos reduzir o impacto sobre a morbimortalidade entre mulheres na faixa etária com maior prevalência para essas doenças. E nesse sentido trabalhamos incansavelmente para garantir mais saúde para as mulheres de Água Branca”, destaca o secretário municipal de Saúde, Amilton Feitosa.

Durante a campanha, a carreta ficará estacionada na Praça de Eventos José Pereira Lopes, no Centro de Água Branca, próxima à UBS Otaciana Maria do Nascimento. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h.

O prefeito Jonas Moura destaca a parceria com o Sesc e a importância da conscientização das mulheres para a prevenção e diagnóstico precoce. “É mais uma parceria que beneficia especialmente as mulheres aguabranquenses, que poderão fazer seus exames aqui na cidade. Agradecemos ao Sesc e nossas equipes por esse importante trabalho de conscientização das mulheres para esse problema tão sério e diversos outros temas ligados à saúde”, frisa.

Além dos exames, são realizadas ações educativas reforçando a importância da regularidade dos exames para prevenção ou diagnóstico precoce de câncer de promoção da saúde. Entre outros temas abordados, estão a prevenção à violência doméstica e mortalidade materna, direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual e planejamento familiar.

O serviço é ofertado mediante apresentação de requisição de exame encaminhado pela Unidade Básica de Saúde e cópias do documento de identidade com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência com CEP.

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium