Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
R10 municípios
R10 municípios Redação do Portal R10 / Equipe R10 Municípios
Cidades Em Jaicós
20/11/2019 11h06
Por: Redação

JAICÓS | Secretaria promove ação educativa voltada à saúde do homem

Considerando a necessidade de alertar a população masculina sobre os cuidados com a saúde e prevenção do câncer de próstata, a Prefeitura Municipal de Jaicós, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (20), em alusão ao Novembro Azul, um evento voltado para os homens.

A ação educativa, que aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Maria de Moura Carvalho, Dona Mariquinha, contou com a presença de diversos homens do município e profissionais da saúde.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O evento foi aberto pela enfermeira e coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Maria das Mercês Silva, que deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu a todos as equipes que contribuíram para a realização do evento. Logo em seguida, a fisioterapeuta do Núcleo de Saúde da Família (NASF), Karina Araújo, realizou alguns exercícios com os participantes.

Logo após, a enfermeira Rakel Monteiro, ministrou a palestra Prevenção e promoção à saúde do homem. “Procurar atividades educativas e se informar é bem mais fácil que tratar um câncer. Para fazer um tratamento de câncer tem que recorrer a Teresina, a exames mais especializados. Então vamos aproveitar o que nos é oferecido e isso no tempo correto. No município temos urologista que atenda na terça. E não procurem o profissional só nesse mês, pois tem o ano inteiro para você se programar e estar cuidando da saúde” falou a palestrante.

Em sua explanação, a enfermeira também explicou o que é a próstata, como o câncer se desenvolve e abordou sobre sintomas, como dificuldade de urinar e presença de sangue na urina e os fatores de risco, exemplificando a idade, histórico de câncer na família e o consumo de bebidas alcoólicas.

José Ribamar Costa, 72 anos, disse que o evento foi muito importante para a cidade. “O evento foi muito importante para nossa cidade e é bom que tenha mais e mais vezes, pois é muito importante para a saúde e educação dos homens da cidade. Aprendi coisas novas hoje, essa palestra veio na hora certa, pois a gente sabe um pouco, mas é bom sempre aprender com quem sabe. Com certeza o exame é uma coisa que eu não posso deixar de fazer” disse.

Em entrevista, a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Maria das Mercês Silva, fez uma avaliação positiva do evento. “A Secretaria de Saúde de Jaicós, comemorou junto com todas as equipes do PSF, o Novembro Azul. Foi uma ação muito válida, com palestra educativa e participação da fisioterapeuta Karina. A cada dia temos que trabalhar mais esse tema, que é muito importante e também difícil, pois quando se trabalha com homens há uma dificuldade, temos que estar sempre orientando e conscientizando” disse.

Maria das Mercês ainda informou que o exame de PCA, para diagnóstico do câncer de próstata, pode ser solicitado a qualquer equipe do PSF e que o urologista atende nas terças, na Unidade de Saúde Amélia Crisanto (Policlínica).

Fonte: Cidades na Net
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp