O prefeito Rômulo Aécio e sua esposa a primeira dama Jací Rodrigues Santos, amigos, crianças e adolescentes, caíram na dança de Tambor de Crioula feita por o grupo da região das Vilas nesta noite de quinta-feira (21/11), na segunda note da III Semana Cultural em Campo Largo do Piauí-PI.
HISTÓRIA DO TAMBOR DE CRIOULA OU PUNGA
Tambor de crioula ou punga é uma dança de origem africana praticada por descendentes de escravos africanos no estado brasileiro do Maranhão, em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros. É uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração.
Os motivos que levam os grupos a dançarem o tambor de crioula são variados: pagamento de promessa para São Benedito, festa de aniversário, chegada ou despedida de parente ou amigo, comemoração pela vitória de um time de futebol, nascimento de criança, matança de bumba-meu-boi, festa de preto velho ou simples reunião de amigos.
Atualmente, o tambor de crioula é dançado em qualquer época do ano, mas com maior frequência no carnaval e durante as festas juninas. A Lei nº 13.248 de 12 de janeiro de 2016 estabeleceu a data de 18 de junho como o dia do Tambor de Crioula.
Em 2007, o Tambor de Crioula ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
CONFIRA FOTOS
Fonte: https://pt.wikipedia.org