Sexta, 29 de maio de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Campanha app Governo do PI
[email protected]
86 2107-5800 / 5847
OAB-PI

OAB-PI

OAB-PI Notícias sobre o que acontece na área da advocacia piauiense.

[email protected]

86 2107-5800 / 5847

Piauí - Evento

Postada em 25/11/2019 ás 08h50 - atualizada em 25/11/2019 ás 09h34

Publicada por: Turismo

Simpósio promove reflexões sobre a trajetória dos negros no Brasil
Realizado pela Comissão da Verdade e Escravidão Negra e da Escola Superior de Advocacia do Piauí.
Simpósio promove reflexões sobre a trajetória dos negros no Brasil

Foto: Reprodução

Ao longo de dois dias (20 e 21 de novembro), a OAB Piauí, por meio da Comissão da Verdade e Escravidão Negra e da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA Piauí) promoveu o I Simpósio “Da Escravidão à Contemporaneidade: Reflexões sobre a Trajetória dos Negros e de seus Descendentes no Brasil”.

A mesa de abertura foi conduzida pelo Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, que esteve acompanhado do Presidente da Comissão da Verdade e Escravidão Negra, Edilson Sepúlveda; da Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Conceição Carcará; do Presidente da Comissão do Jovem Advogado, Santhiago Holanda e do Ouvidor-Geral Adjunto da OAB Piauí, Rodrigo Vidal.

A Palestra Magna de Abertura foi ministrada pelo Diretor do Centro de Estudos sobre a Presença Africana no Mundo Moderno (CEPAMM-UFMG), Eduardo França Paiva, que abordou sobre “Trajetórias e autobiografias de negras e crioulas – viver nas Minas Gerais do Século XVIII”.

“O tema que tratei durante o Simpósio realmente me acompanhou durante toda a minha trajetória como pesquisador. Me sinto muito honrado e contente em integrar a programação desse evento e, mais do que isso, poder contribuir com os conhecimentos que adquirir com essa pesquisa”, destacou o ministrante Eduardo Paiva.

Sobre o evento, o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, parabenizou a Comissão e todos os envolvidos, ao tempo em que destacou o valor da temática para data comemorativa que celebra o Dia da Consciência Negra. “É com muita satisfação que estamos promovendo esse evento, capaz de nos tocar com uma temática tão relevante para a nossa sociedade brasileira. A OAB Piauí levanta a bandeira de defender os direitos humanos, sobretudo apóia ideias relevantes para desenvolver ações como essa”, parabenizou.

O Presidente da Comissão da Verdade e Escravidão Negra, Edilson Sepúlveda, ressaltou o valor do evento. “O evento veio com o intuito de comemorarmos o Dia da Consciência Negra, sobretudo de provocarmos reflexões importantes, por meio de pesquisas acadêmicas de renomados profissionais da área. Fico feliz com o engajamento de todos que contribuíram para a efetivação do Simpósio”, disse.

No segundo dia, os participantes puderam acompanhar as explanações da Doutora em História Social pala Universidade Federal do Ceará, Francisca Costa. A palestrante abordou sobre “Escravidão e Liberdade no Piauí oitocentista: os casos de reescravização de libertos e escravização ilegal de pessoas livres”.

Fonte: OAB PI

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium