Na quarta-feira (27), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio do Secretário Adjunto da Comissão de Direito da Saúde, Victor Silva, compôs mesa de honra durante a Audiência Pública para tratar o atendimento das cirurgias eletivas e dos mutirões da Secretaria de Estado da Saúde. A Audiência foi proposta pela Deputada Estadual Teresa Britto (PV).
Para o Secretário Adjunto da CDS, Victor Silva, a sessão foi relevante para cobrar as autoridades transparência. “A Audiência teve como objetivo promover a discussão e cobrar as autoridades uma maior transparência para a realização de cirurgias eletivas e Mutirões. A Comissão de Direito da Saúde da OAB Piauí está participando dessa discussão, pois entende que é preciso melhorar a saúde do Estado, bem como garantir o acesso das pessoas à saúde. Para que todos aqueles que estão devidamente inscritos na regulação possam de fato ser atendidos”, explicou.
De acordo com a presidente da Comissão de Saúde da ALEPI, Teresa Britto (PV), alguns pacientes passam meses à espera de atendimento cirúrgico e muitos chegam a morrer por falta de atendimento adequado.
“Os mutirões de cirurgias eletivas vêm ajudando a reduzir essa longa fila de espera, mas ainda há muito que avançar. A própria forma de realização dos mutirões precisa ser revista para que as regiões do Estado onde a situação está mais crítica possam ser priorizadas. Por isso, reunimos as autoridades para pensar formas de agilizar esse serviço. Trata-se de uma demanda crucial da saúde pública no Estado”, conclui.
Também participaram da Audiência Pública, o integrante da CDS, Esdras Freitas, além de parlamentares, representantes do Poder Público e de Conselhos de Classe.