Domingo, 15 de dezembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Nova Comunicação 1
[email protected]
(89) 9 9920-1357
Picos

Picos

Jucelma Sales Correspondente do município.

[email protected]

(89) 9 9920-1357

Cidades - Em Picos

Postada em 03/12/2019 ás 14h24

Publicada por: Geysa Silva

PICOS | Casos de HIV aumentam mais de 100% em 2019 comparado a 2018
Já neste ano, até o dia 30 de novembro, foram diagnosticados 55 casos
PICOS | Casos de HIV aumentam mais de 100% em 2019 comparado a 2018

Foto: Divulgação

O número de casos de pessoas infectadas pela HIV aumentou em mais de 100% em 2019 comparado aos casos descobertos em 2018. No ano passado, foram identificadas 24 pessoas infectadas em todos os doze meses. Já neste ano, até o dia 30 de novembro, foram diagnosticados 55 casos, em um território que abrange não apenas a Picos, mas a toda a macrorregião.

Segundo a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento, Isabel Fontes, há uma preocupação no aumento dos dados, mas tudo isso também contribuiu para o tratamento das pessoas quanto à carga viral que cada uma traz consigo. Ela também alega que o aumento do número são pelas inúmeras campanhas realizadas. Para corroborar isso, o CTA vai realizar, nesta quarta-feira (04) mais uma.

“No dia 1º de dezembro foi comemorado, mundialmente, o Dia de Luta contra a Aids, ou seja, no mundo inteiro se falou disso. Aqui em Picos, vamos realizar ações na próxima quarta-feira (04), na Praça Josino Ferreira. Este ano, nosso foco são aquelas pessoas que, por algum momento em suas vidas, tiveram o risco de contraírem a doença. Estaremos realizando o teste, para que as pessoas saibam sua situação. Há casos em que muitas pessoas possuem o HIV, mas não sabem. Por isso é importante divulgarmos, para chamar a atenção das pessoas para a realização do teste. Vale frisar que o CTA de Picos atende ao município e à toda macrorregião. Então, esses casos são no geral”, disse ela.

Ela destacou ainda uma novidade nos casos que é a faixa etária. De acordo com ela, a maioria dos casos são de jovens adultos. Dos casos notificados, 37 foram de homens e 18 mulheres, destas, 4 estão gestantes. Destes casos novos, a maioria está na faixa etária de 24 a 40 anos”, disse.

Ela alerta ainda para o uso de preservativo, único meio eficiente de prevenção à transmissão do vírus da Aids – o HIV, principalmente no caso das gestantes.

“O melhor método de prevenção é o uso de preservativo. Então temos que sempre incentivar o uso, tanto do masculino quanto do feminino. É uma doença sexualmente transmissível, mas que também prejudica uma gestação, por isso a importância das gestantes fazerem o teste, pois quanto mais cedo se descobre, melhor a resolução do tratamento para que o bebê nasça sem o HIV. Vale ressaltar que o tratamento é importante porque ter HIV é diferente de se ter Aids. O HIV é o vírus causador da Aids. Ele ataca o sistema imunológico, que é nosso sistema de defesa. Então, mesmo sem sintomas, posso estar transmitindo a doença. E quando se inicia o tratamento, a carga viral diminui e o sistema imunológico fica mais forte”, explicou.

Atualmente, 324 pessoas estão sendo acompanhadas na macrorregião de Picos pelo CTA.

Fonte: Cidades na Net

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium