Segunda, 16 de dezembro de 2019
(86) 98111-9939
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Nova Comunicação 1
[email protected]
(89) 9 9920-1357
Picos

Picos

Jucelma Sales Correspondente do município.

[email protected]

(89) 9 9920-1357

Cidades - Picos

Postada em 03/12/2019 ás 17h42

Publicada por: Jucelma Sales

CTA de Picos realiza campanha de combate contra o HIV/AIDS
A ação acontecerá na Praça Josino Ferreira, das 08 às 13 horas.
CTA de Picos realiza campanha de combate contra o HIV/AIDS

Foto: Reprodução

Dia 1º de dezembro é o dia mundial de luta contra  a AIDS  e, a  Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Picos através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realiza nesta quarta-feira (04), uma Campanha Contra HIV/AIDS. A ação acontecerá na Praça Josino Ferreira, das 08 às 13 horas.

A Coordenadora do CTA, Isabel Fontes, explica que o foco desse ano  são as pessoas que tiveram em alguma momento o risco de contrair a doença e fazem o teste .” As vezes a pessoa tem o HIV e não apresenta o sintoma e podem ter a doença e não sabe, por isso que é importante fazer o teste e divulgarem essa campanha para que as pessoas realizem o teste do HIV”, informou.

O CTA  atende toda micro e macrorregião de Picos e, em 2019 superou o número de casos de HIV comparando com o ano de 2018.  “No ano de 2019 a gente notificou 55 casos novos de HIV , sendo 37 casos do sexo masculino , 14 feminino e 04 gestante. E o que chama atenção também é a questão da faixa etária esses casos novo eles tem  a maioria entre  24 à 40 anos . No ano de 2018  foram de 24 casos e esse ano no incio de dezembro já foram notificados 55,  ou seja,  mas do dobro”, esclareceu a Coordenadora do CTA, Isabel Fontes.

Isabel Fontes, comenta que o melhor método é a prevenção, ou seja, o uso de preservativo. ” A gente alerta as pessoas para estarem usando o preservativo tanto masculino como feminino , mas nós sabemos que ela e uma doença sexualmente transmissível e,  não transmite somente na relação sexual , mas pode passar da mãe  para o bebê durante o parto, amamentação , gestação,  por isso que é importante que as grávidas façam a testagem do HIV,  porque já inicia o tratamento e evita que o bebê nascia com HIV”, disse .

“Hoje nós temos em acompanhamento 324 pessoas tendo 55 novos casos do ano 2019 e, é  importante também fazer essa testagem porque se for positivo, já inicia o tratamento,  porque o HIV é diferente de ter AIDS . O HIV é o vírus causador da AIDS e esse vírus  ataca o sistema imunológico que e o sistema de defesa , quando a pessoa tem o  vírus na corrente sanguina, ela pode transmitir mesmo sem sintomas para outras pessoas e quando inicia o tratamento essa carga viral diminuí o sistema imunológico fica mais forte e, tem tratamento e com o uso de antirretrovirais a carga viral pode chegar a ser indetectável ,ou seja, chance mínima de transmitir o HIV”, finalizou a Coordenadora do CTA, Isabel Fontes.

 

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2019 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium