Sábado, 20 de Abril de 2024
Portal R10
Sábado, 20 de Abril de 2024
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

Marcelo Barradas

Expansão

(86) 99446-2372

Últimas notícias
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
FOCO NA POLÍTICA - Direto de Brasília
Jornalista, comunicador, árbitro judicial, consultor diplomático, cônsul honorário da Bielorrússia, editor da Revista VOX e Publisher da BrazilianNEWS.
Política Internacional
04/12/2019 12h02 Atualizada há 4 anos
Por: Jornalista Milton Atanazio

Cazaquistão comemora Data Nacional

Cazaquistão comemora Data Nacional

O embaixador Kairat Sarzhanov e a embaixatriz Gulzhana Alimbekova da República do Cazaquistão, recepcionaram os convidados, em 29 de novembro, no renomado hotel Royal Tulip Alvorada em Brasília, para a homenagem ao Primeiro Presidente e aos 28 anos da Independência da República do Cazaquistão.

 O Cazaquistão é um país que atrai 80% dos investimentos estrangeiros dirigidos à Ásia Central
 O Cazaquistão é um país que atrai 80% dos investimentos estrangeiros dirigidos à Ásia Central

O evento contou com a presença de representantes do Congresso Nacional, agências governamentais brasileiras, chefes de empresas líderes brasileiras, incluindo Embraer, Vale e Taurus, chefes de missões diplomáticas e organizações internacionais credenciadas no Brasil, especialistas de instituições acadêmicas e jornalistas que cobrem a área internacional.

O Embaixador do Cazaquistão, Kairat Sarzhanov, em seu discurso de boas-vindas, observou a importância das mudanças políticas que ocorreram este ano. Em particular o término dos poderes do Primeiro Presidente do Nursultan Nazarbayev em março e a eleição de Kassym-Zhomart Tokayev como chefe de Estado após as eleições presidenciais realizadas em junho, nas quais os senadores brasileiros participaram pela primeira vez como observadores internacionais. 

Reafirmou o objetivo estratégico inalterado do país, de ingressar nos 30 países mais desenvolvidos do mundo até 2050, com base na garantia de crescimento econômico, melhoria do bem-estar dos cidadãos e na implementação de um curso de política externa de vários vetores. A interação com os países da América Latina é de grande importância, observou o embaixador, e o desenvolvimento progressivo, a cooperação do Cazaquistão com o Brasil em vários setores é de fundamental importância neste contexto.

Por sua vez, o Diretor do Departamento da Rússia e Ásia Central do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Ari Quintella, em sua fala, parabenizou o povo do Cazaquistão. Ele elogiou as transformações políticas e econômicas no país Cazaque, o crescimento da autoridade internacional e o fortalecimento do papel de nosso país como um ator importante na comunidade internacional, aderindo às idéias de desenvolvimento, aproximação e paz, em particular, observando a realização da exposição especializada EXPO-2017 e a próxima reunião ministerial da OMC no Cazaquistão. Ari Quintella declarou o interesse do governo brasileiro em promover parcerias e expressou confiança de que todos os esforços continuarão sendo feitos para aprofundar a cooperação no interesse dos povos dos dois países.

Durante a recepção, os convidados receberam uma exposição de fotos e vídeos que demonstram as vistas naturais e arquitetônicas do Cazaquistão. A performance da cantora cazaque, ganhadora de várias competições musicais Karina Karenina, que apresentou músicas em cazaque, português e inglês, ganhou um sabor especial no evento. O show foi patrocinado pela Bahia Mineração local, uma subsidiária da ERG. Livros do Primeiro Presidente da República do Cazaquistão, "Era da Independência" de Elbasy N. Nazarbayev, uma mensagem para o povo do Cazaquistão, o Chefe de Estado K. Tokayev em português, além de outros materiais de informação e imagem, incluindo crachás especialmente feitos na forma, estavam em exibição no salão de festas do hotel. Duas bandeiras de travessia de ambos os países.

Investimentos

 O Cazaquistão é um país que atrai 80% dos investimentos estrangeiros dirigidos à Ásia Central. Desde a sua independência, em 1991, o país atraiu mais de US$ 300 bilhões em investimentos diretos. Uma das razões que favorecem os investimentos estrangeiros é a legislação, que estabelece taxas reduzidas para os investidores de outros países.

Outro ponto favorável é o sistema de transporte do Cazaquistão, que permite o rápido trânsito de mercadorias pelo país graças a uma rede de ferrovias e rodovias entre o território cazaque e a China, Rússia e vários países da Europa.

Com informações da Embaixada do Cazaquistão em Brasília.

Jornalista Milton Atanazio do Portal R10 - Coluna Foco na PolíticaO casal anfitrião ladeados pelo jornalista Milton Atanazio(E) e o Sr.Dornelho Vargas(D) da Corte Arbitral do Brasil

Fonte: Embassy Kazakistan
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp