Grupo de Tabagismo do bairro Codó de Dom Expedito Lopes realizou uma confraternização.
Coordenado pelo Psicólogo Wellington Macedo e com o apoio da ESF Codó e do NASF, o grupo do bairro realizou uma confraternização de fim de ano.
O grupo de tabagismo do Codó iniciou as atividades no dia 10/10/2019 com 14 participantes, deste total, 10 integrantes permaneceram, sendo que 7 (metade do grupo) conseguiram parar completamente de fumar, maior índice de sucesso do programa desde o seu início no município. Parabéns aos serviços de saúde de Dom Expedito Lopes e aos grandes vitoriosos que conseguiram superar a dependência do tabagismo.
Durante esses 2 messes aconteceram,
palestras e rodas de conversa abordando temas relacionados ao tabagismo e suas consequências danosas para a saúde da população.
O secretário de Saúde Samin vem a cada dia conseguindo realizar grandes ações na pasta da saúde, são muitos os relatos positivos da saúde local.
Sobre o Programa em combate ao tabagismo ele explicou que a programação foi elaborada especialmente com o objetivo de orientar e conscientizar as pessoas sobre os malefícios causados pelo cigarro, que possui em sua composição mais de 4,7 mil substâncias perigosas para que podem causar mau para a saúde.
"É muito importante para a vida que os fumantes e os jovens não fumantes entendam que esse hábito de fumar pode levar a doenças e até a morte, por isso foi criado esse grupo de Tabagismo para auxiliar os fumantes que desejam largar o tabagismo, mas não sabem como conseguir isso". Relatou o secretario Samin.
FALA DO BLOGUEIRO!
“É muito importante esse trabalho de sensibilização e conscientização das pessoas para todos os males causados pelo cigarro, para que elas entendam os inúmeros perigos a que estão expostas e que estão expondo todos aqueles com as quais elas convivem, principalmente sua família, seus entes queridos. Isso é importante porque muitos ainda não sabem os riscos e aqui, eles têm esse espaço”.
O secretário explicou ainda que: "aqui nós mostramos todos os tipos de venenos que compõem o cigarro, os efeitos danosos à saúde do fumante ativo e do fumante passivo, ou seja, as pessoas próximas a ele que acabam “fumando” também. E assim podendo ter problemas de pulmão, como o câncer, que é uma das doenças provocadas pelo tabagismo”.
CONFIRA ALGUMAS IMAGENS DA CONFRATERNIZAÇÃO.