Quinta, 23 de janeiro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
Nova Comunicação 1
[email protected]
(86) 99915-1055
Saúde

Saúde

Saúde é vida Encontre aqui notícias sobre saúde e bem-estar.

[email protected]

(86) 99915-1055

Saúde - Saúde

Postada em 06/12/2019 ás 17h21

Publicada por: Bruna Sampaio

Quantas vezes por dia escova os dentes? Atenção à saúde do seu coração
O hábito também pode fazer bem para a manutenção de um coração saudável.
Quantas vezes por dia escova os dentes? Atenção à saúde do seu coração

Foto: Divulgação

Lavar os dentes no mínimo três vezes ao dia protege o coração, aponta estudo. De acordo com os cientistas, as bactérias que são removidas durante a escovação aumentam os riscos de batimento cardíaco irregular e insuficiência cardíaca.Escovar os dentes não é importante apenas para a saúde da sua boca. Na verdade, o hábito também pode fazer bem para a manutenção de um coração saudável: a falta de higiene oral pode transportar bactérias para a corrente sanguínea, abrindo portas para o desenvolvimento de inflamações generalizadas no organismo. Essa condição aumenta o risco de batimento cardíaco irregular e insuficiência cardíaca — a capacidade do coração bombear sangue para o resto do corpo.

Os participantes foram submetidos a um exame médico de rotina entre 2003 e 2004, no qual foram recolhidas informações sobre altura, peso, exames laboratoriais, doenças, estilo de vida hábitos de higiene bucal. 

Durante 10 anos e meio, ocorreram quase cinco mil (3%) casos de fibrilação atrial e quase oito mil (4,9%) episódios de insuficiência cardíaca. Os autores concluíram que lavar os dentes três ou mais vezes por dia foi associado a um risco 10% menor de frequência cardíaca irregular e a um risco 12% menor de insuficiência cardíaca.

No estudo, os investigadores afirmam que o resultado não foi influenciado por fatores como idade, sexo, condição socioeconómica, prática ou não de exercício físico regular, consumo de álcool ou índice de massa corporal.

A explicação é que a escovação reduz a proliferação de bactérias entre os dentes e as gengivas, impedindo que estas cheguem à corrente sanguínea – algo que já foi corroborado em estudos anteriores. 

Fonte: Notícias ao Minuto

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium