O ex-prefeito Joãozinho Felix lidera pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Opinar, em Campo Maior. No levantamento estimulado, ele soma 59,67% contra 11% de preferência dos entrevistados pelo prefeito Professor Ribinha, que é pré-candidato à reeleição.
»Instituto Estimativa emite nota de esclarecimento acerca de pesquisa
»Pesquisa Estimativa: Gabriela lidera intenção de voto em Capitão Gervásio
29,33% não quiseram ou não souberam opinar.
O cenário de confronto direto é um dos simulados pelo Instituto, na pesquisa realizada nos dias 1 e 2 de dezembro, ouvindo 300 eleitores das Zonas Rural e Urbana. A margem de erro é de 5,66% e o nível de confiança é de 95% (Acesse a íntegra da pesquisa pelo link disponibilizado no final da matéria).
Espontânea
O nome de Joãozinho Félix foi o mais lembrado no levantamento espontâneo, onde o entrevistado diz sua intenção de voto com o primeiro nome que vem à memória. 28% citaram o ex-prefeito. O segundo mais mencionado foi Ribinha, com 5%, seguido de Paulo Martins, com 3%. Lembrados ainda os nomes de Renato Almeida, com 1,33% e de Carboreto, com 0,67%.
62% não souberam ou não quiseram opinar.
Mais cenários de confronto direto
Outros três cenários de confronto direto foram simulados pelo Opinar. Em um possível embate entre Joãozinho e Paulo Martins, o primeiro somaria 58,67% contra 14,67% para o petista. Os que não souberam ou não quiseram opinar somam 26,67%.
Se o confronto fosse entre Paulo Martins e Renato Almeida, o ex-prefeito somaria 34% contra 16% para o empresário. 50% não souberam ou não quiseram opinar.
Simulando um embate entre Renato Almeida e Ribinha, o empresário lidera com 24,67% contra 13% para o atual prefeito de Campo Maior. Indecisos somam 62,33%.
Outros cenários estimulados
Em um dos cenários estimulados, o Opinar questionou a preferência dos eleitores entre Joãozinho, Ribinha e Renato Almeida. O primeiro aparece com 60,33% de preferência. Já o prefeito soma 10,33%. Neste cenário, Renato Almeida tem 4,67% de intenção de voto. 24,67% não souberam ou não quiseram opinar.
Noutro cenário com três pré-candidatos, desta vez Joãozinho, Paulo e Renato, o membro da Família Félix soma 57,67%. O petista tem 15% e o empresário, 4,67% de intenção de voto. Indecisos somam 22,67%.
Cenário com quatro nomes
Ao medir a preferência entre Joãozinho, Paulo, Ribinha e Renato, o primeiro lidera com 57,67%. O ex-prefeito petista tem 11,67%. O atual gestor soma 9% de intenção de voto e o empresário, 4%. Neste cenário, 17,67% não soube ou não quis opinar.
Rejeição dos Pré-candidatos
O Opinar mediu ainda a rejeição dos pré-candidatos a prefeito de Campo Maior. Quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum, 39% descartou voto em Ribinha. 10% disse que não votaria em Renato Almeida.
Joãozinho somou 9,67% de rejeição e Paulo, 9%.
32,33% não soube ou não quis opinar