Quarta, 25 de Novembro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

27°

23° 32°

Teresina - PI

Últimas notícias
Francisco Menezes
Francisco Menezes Francisco Menezes é correspondente do município de Esperantina.
Cidades Politica Local
09/12/2019 20h19
Por: Francisco Menezes

Entrevista com o pré-candidato a prefeito de Esperantina Zezinho do Sorvete

Empresário da Rede de Postos Amorim, Amorim Veículos e Atua no Ramo de Construção

Entrevista com o pré-candidato a prefeito de Esperantina Zezinho do Sorvete

José Vieira Amorim, (Zezinho do Sorvete) 45 anos, Filho de Adélia Vieira de Queiroz e João Ducarmo Amorim. nasceu na localidade Tinguís, município de Esperantina, é casado com Tatiana Machado, pai de Bruno Amorim, José Vieira Amorim Filho e Sarah Clara de Araújo Amorim.

Empresário da Rede de Postos Amorim, Amorim Veículos e Atua no Ramo de Construtora e Operação de Máquinas Pesadas.

Colocou o seu nome a disposição como pré-candidato a Prefeito de Esperantina, nos recebeu em sua casa, abriu seu coração, falou da vida difícil de luta e das conquistas, demonstrou conhecimento da situação da cidade de Esperantina, afirmou a sua pré-candidatura, afastou os boatos que cercam o mundo da política e sempre incisivo nos seus posicionamentos respondeu a todas as perguntas do Portal R10.... Vale a pena conferir!  

Continua depois da publicidade

PortalR10 – O senhor é pré-candidato a Prefeito de Esperantina?

Zezinho do Sorvete – Queria eu poder dizer que já sou candidato, rsrsrsrs... Sim, sou pré-candidato a prefeito da cidade que fez eu me tornar o homem que sou hoje. Devo tudo a minha cidade, desde muito criança foi Esperantina que me mostrou as oportunidades de sobreviver e crescer na vida, eu quero poder ter a chance de retribuir, e é isso que vou pedir aos eleitores, ao povo, uma chance para trabalhar e mostrar que com o trabalho conseguimos mudar a realidade.

Continua depois da publicidade

PortalR10 – Quais razões levaram você a colocar o seu nome à disposição para disputar a Prefeitura de Esperantina?

Zezinho do Sorvete – eu não vejo a política como meio de vida, eu sempre acompanhei a política e admiro muita gente que trabalhou e ainda trabalha pra fazer alguma coisa pelos outros, pelos que precisam. Pois assim eu penso: eu não preciso da política pra sobreviver, mas eu sei que posso ajudar nossa cidade, as pessoas e os que mais precisam. Eu ando muito, vejo a pobreza nos bairros, vejo gente pedindo emprego todo dia e mais, tem gente voltando a pedir comida, e eu sei o quanto a fome doI. Mas não é só por vê essas coisas não, eu sei trabalhar, eu aprendi a trabalhar, eu quero ver minha cidade se desenvolver, eu quero levar para gestão municipal o mesmo Zezinho que o povo conhece, que conversa com todo mundo, pai de família, um homem de bem, honesto, cumpridor de compromissos, trabalhador e que sabe por onde fazer as coisas.

“eu não preciso da política pra sobreviver, mas eu sei que posso ajudar nossa cidade, as pessoas e os que mais precisam. Eu ando muito, vejo a pobreza nos bairros, vejo gente pedindo emprego todo dia e mais, tem gente voltando a pedir comida, e eu sei o quanto a fome doe.”

Continua depois da publicidade

PortalR10 – o senhor escolheu o PDT para se filiar, porque, tinha outras legendas?

Zezinho do Sorvete – Tinha sim, Partidos tem muitos, e tive vários convites. O PDT veio pela aproximação de alguns amigos que acreditam em mim, agora, as minhas coisas são sérias e eu não vou tratar política com brincadeira, eu não sou pré-candidato de faz de conta, veio gente me propor ser candidato a vice, veio gente me propor pra colocar meu filho pra vereador. O PDT me tratou com respeito e me deu as condições de fazer as conversas que eu tenho que fazer e a liberdade para fazer o que tenho que fazer, o Presidente do Partido, o Dep. Flávio Nogueira e o dep. Flavinho, me receberam várias vezes em Teresina, já estiveram aqui em casa comigo e colocaram na minha mão o PDT, o que eu fizer aqui tá feito, eu não teria isso em outros Partidos e eu não sou Candidato de enfeite como outras, quem quiser ser candidato tem que descer do salto alto e vir pro sol, pra rua, para a zona rural, para o meio dos pobres, conversar com os empresários, com os trabalhadores, com os funcionários do município, com todo mundo. Eu não sou candidato para chefe político de 200 anos de mandato fazer campanha no meu lugar, eu não sou candidato para prefeito fazer compromisso por mim, eu sou candidato de quem acredita em fazer diferente e junto com quem quer fazer diferente.

“Eu não sou candidato para chefe político de 200 anos de mandato fazer campanha no meu lugar, eu não sou candidato para prefeito fazer compromisso por mim, eu sou candidato de quem acredita em fazer diferente e junto com quem quer fazer diferente.”

PortalR10 – Você falou em seu filho, tem gente que fala nos bastidores que ele pode ser  candidato no seu lugar....

Zezinho do Sorvete – eu não ando em ponta de esquina e mesa de bar falando besteira, quem quiser me encontrar vem na minha casa ou na minha loja, e tem uns e outros que vivem disso, de espalhar fuxico. Esperantina é maior do que essa meia duzia que anda fazendo aposta de campanha sem saber de nada e conversando besta. Eu construí minha vida com sacrifício, com minha mulher Tatiana eu criei meus três filhos, o Bruno hoje é Homem que cuida de todos os meus negócios, é meu homem de confiança, um rapaz decente que na minha ausência o que ele fizer tá feito. Ele não vai se envolver com política, minha mulher e ele é que tocam tudo aqui, tem um outro filho que estuda medica em  Parnaíba e minha princesa que vai crescer e escolher o melhor pra ela.

PortalR10 – Então é mentira essa possibilidade?

Zezinho do Sorvete – já lhe disse, repito pra você e quem quiser ouvir, minha mulher e meus filhos não são candidatos a nada. E lhe digo mais, eu sendo eleito eles passarão longe da Prefeitura, nem minha mulher e nem meus filhos precisam de nada de uma prefeitura, nós construímos juntos tudo o que temos e eles vão cuidar das nossas coisas, da nossa família. Prefeitura é uma coisa e minha vida de empresário é outra. Quem diz alguma coisa diferente disso tá apostando na baixaria da campanha e eu não vou entrar no jogo da baixaria, o candidato é o Zezinho do Sorvete, minha família me apoia, me incentiva mas não precisam de nada da prefeitura, e precisam, vê uma cidade melhor.  

“eu não vou entrar no jogo da baixaria, o candidato é o Zezinho do Sorvete, minha família me apoia, me incentiva mas não precisam de nada da prefeitura.”

PortalR10 – Como você tá vendo o movimento dos grupos políticos?

 Zezinho do Sorvete – todo mundo está se organizando. Já tem uns fazendo é campanha mesmo (risos)... Assim, eu escuto falar em uma  de terceira via, mas eu não vejo esse negócio de primeira, segunda e terceira via não, eu só vejo o caminho que o povo escolhe. Hoje tem uma candidatura da esposa do deputado e já na rua com um grupo grande, eu acho que não fica todo mundo lá?

PortalR10 – você acha que não?

Zezinho do Sorvete – você vai me dizer depois! Eu acompanho a política de Esperantina e dessa região toda faz muito tempo, se o barco for pequeno não cabe todo mundo pra atravessar o Rio Longá, tem uns que pulam e vão nadando pro outro lado pra escapar! Já vi grupão perder, já vi grupo pequeno crescer e ganhar, já vimos eleição mudar faltando 2 dias.... mas voltando a história dos grupos eu tenho que me importar mesmo é com o nosso,  estou cercado de gente de bem, homens, mulheres, lideranças políticas, vereadores, suplentes de vereadores, lideranças das comunidades, empresários, de pessoas da igreja evangélica, de pessoas da igreja católica, tem muita agente acreditando e que vem com  o Zezinho do Sorvete, não tô brincando de ser candidato, o nosso grupo chega forte e é pra ganhar a eleição. Pra cá só vem quem acredita no jeito de fazer política diferente, aqui não vem liderança A, B, C comprada não, eu trato é como homem, olhando no olho e fazendo compromisso pela minha cidade.

“Pra cá só vem quem acredita no jeito de fazer política diferente, aqui não vem liderança A, B, C comprada não, eu trato é como homem, olhando no olho e fazendo compromisso pela minha cidade.”

PortalR10 – Qual a possibilidade de você se aliar com alguns dos outros pré-candidatos:

Zezinho do Sorvete –  só não vou fazer compromisso com quem não quer o bem da cidade, todo mundo que quiser vir apoiar nosso projeto nós sentamos e conversamos sobre as idéias, o plano que nós temos, como fazer para ganhar a eleição, para eleger um número grande de vereadores e  depois para administramos juntos cumprindo as promessas e o plano que tem, e lhe digo aqui, quem me conhece sabe que só faço promessa, só faco compromisso se for pra  cumprir, e eu vou cumprir como prefeito tudo que eu disser que dá pra fazer em 4 anos, não vou sair por aí mentindo dizendo que vou fazer isso e aquilo em 4 anos porque tem gente ai é com 40 anos e nunca fez, agora anda rua acima e rua a baixo pensando que o povo é sem informação.

PortalR10 – E quais são as conversas já feitas com outros pré-candidatos:

Zezinho do Sorvete –  com outros pré-candidatos, lideranças, grupos, vereadores, suplentes... tenho conversado muito todo dia, tenho aprendido que a política é muita conversa. Todos sabem da conversa com o pré-candidato Erasmo, um homem correto que tem um grupo forte e temos a ideia de estarmos juntos por Esperantina, o Partido que é mais aqui o Leônidas e o Dailton, o PP, grupo lá também já é grande, os membros do meu partido o PDT tem buscados novas filiações, já conversei com a Prefeita Vilma Amorim, que eu respeito muito pela mulher que é, com algumas pessoas mais da linha de frente do PT tenho uma boa relação e conversado muito com o Marcílio, Manoel Filho, Luis Ana, o ver. Domingos, Irmão do Luis que foi tomado o partido dele mas é uma grande vereador, Ver. Delegado Mauro até pela relação de família, tem muitas conversas feitas com o ex-prefeito Chico Antonio, ontem mesmo estive com o amigo Lages Filho pra seguirmos juntos, e tem mais outros vereadores que hoje estão em outro lado mais podem vir.

PortalR10 – Só um instante, você falou rapidamente em PDT, seu partido, mais o PT, PCdoB, PP, PSDB e outros eu depende da posição de alguns vereadores, isso é a terceira via!

Zezinho do Sorvete –  Não! Essa é a única via pra Cidade de Esperantina, se nós estivermos unidos vamos derrotar a candidata do MDB, e nós estamos trabalhando pra estarmos juntos.

PortalR10 – Então o outro boato de que você pode ser Vice do Erasmo ou da Dona Jesus então não é difícil acontecer?

Zezinho do Sorvete –  eu não cheguei até aqui, não fiz esse esforço de conversar muito, trabalhar muito, juntar tanta gente boa dentro de um projeto pra não ser o Candidato, eu sou o Pré-Candidato a Prefeito pelo PDT e formaremos uma chapa escolhendo um candidato a vice escolhido por todos num consenso e teremos uma chapa forte de vereadores e vereadoras pra fazer a maioria na câmara.   

“eu não cheguei até aqui, não fiz esse esforço de conversar muito, trabalhar muito, juntar tanta gente boa dentro de um projeto pra não ser o Candidato, eu sou o Pré-Candidato a Prefeito pelo PDT.”

PortalR10 – o que você acha da gestão da prefeita Vilma amorim?

Zezinho do Sorvete – como toda gestão, tem acertos e tem erros, tem coisa boa e tem coisa pra ser feita. A prefeita Vilma é uma pessoa do bem, é uma mulher que trabalha muito, eu sei das dificuldades, todo mundo sente o período de crise que passamos. Cada um tem um jeito de trabalhar, eu tenho um jeito mais de ir pra linha da frente, meter a mão na massa e fazer, como prefeito vou fazer exatamente isso, tomar a frente e enfrentar as dificuldades.

PortalR10 – Mas na Gestão municipal não basta só tomar a frente?

Zezinho do Sorvete – eu sei!. Na vida ninguém faz nada sozinho, na minha família pra conquistamos as coisas sempre trabalhamos juntos, nas minhas empresas eu trato meus funcionários como uma grande família e sempre buscado tratar todos igualmente e mais, buscando os melhores sempre pra dar bons resultados. Eu vou fazer aqui uma comparação: você acha que eu vou colocar uma máquina pesada minha pra fazer um trabalho grande alguém que não sabe operar a máquina? Ele vai fazer o serviço que preste? Ele vai quebrar a máquina! E  assim é em todo lugar, tem que ter gente certa, no lugar certo, fazendo a coisa certa mas com o gestor sempre coordenando e acompanhando.

PortalR10 – o senhor já tem planos? Quem gente ajudando no plano de governo?

Zezinho do Sorvete – eu sei exatamente o que precisa ser feito, mas ninguém faz só o que quer e pra isso eu tenho sim contado com gente que está discutindo, escrevendo e colocando no papel o plano de governo, e lá não vai ter nada de enganação, de plano pra fazer de conta, lá só vai ter o que eu sei que nós teremos condição de fazer. Eu quero a partir agora de janeiro melhorar o projeto, eu quero chamar pra encontros por grupo de coisas pra discutir e ouvir sugestões: os empresários da cidade, os servidores públicos, o desportistas, o pessoal da saúde, da educação, da assistência social, vê com uns engenheiros alguns projetos importantes, o pessoal da zona rural, os agricultores, nós estamos vendo todas as áreas e vamos ter um plano de governo bem feito e que vai ser tocado depois por gente certa em cada área. Só quero estar cercado de bons jogadores na equipe, eu sou o técnico do time, não tem time sem técnico bom mas também não tem técnico bom com time ruim;

“eu sei exatamente o que precisa ser feito, mas ninguém faz só o que quer e pra isso eu tenho sim contado com gente que está discutindo, escrevendo e colocando no papel o plano de governo, e lá não vai ter nada de enganação, de plano pra fazer de conta, lá só vai ter o que eu sei que nós teremos condição de fazer.”

PortalR10 – pode  falar de algumas idéias, algumas coisas do plano:

 Zezinho do Sorvete – eu já tenho até usado as redes sociais pra pedir e ouvir sugestões das pessoas:  a questão da segurança, a Guarda Municipal será uma prioridade. na infra-estrutura, o problema da drenagem das águas da avenida Petrônio Portela e o sofrimento das pessoas do bairro rural no período do inverno tem que ser resolvido, temos que ter um grande projeto de galerias e ali da capelinha do morro da onça até o cruzeiro, ali nas proximidade do rodoanel na saída pra São João do Arraial tem que ter pavimentação e drenagem; eu não vou sair por ai é mentido que é 4 anos da pra fazer 97.000 mil metros de asfalto e calçamento em Esperantina, mas faremos o que for possível e atacar as prioridades, não da mais para as pessoas serem enganadas.

PortalR10 – Esporte, lazer, cultura?

 Zezinho do Sorvete – resgatar e fazer o esporte amador de verdade, eu sou do tempo que tinha uma geração que levava o nome de Esperantina na alma. Campeonato de futebol rural, montar equipe competitiva pra levar nome de Esperantina, ter campos de futebol nos bairros (uma máquina pra abrir o espaço, um  meio fio, areia e duas traves, precisa mais que isso pra juventude se divertir e se afastar do que não presta?), ter os campos tradicionais como o da Lagoa Seca, do Canto da Palmeira, do Mundo Novo, do Boi Velho e um monte de outros com uma mureta, iluminação e alambrado. Apoiar o futsal, a capoeira, o vôlei, tudo o que tiver de esporte porque isso tira do caminho errado.

PortalR10 – emprego, geração de emprego?

 Zezinho do Sorvete – nós temos que deixar Esperantina do tamanho que ela merece ser, incentivar novos empresários a abrirem novas oportunidades, atrair gente de fora pra abrir empresas, comércios, incentivar a vinda de novas indústrias. Eu sou um empreendedor, e quero transformar Esperantina em um Cidade Empreendedora, eu acredito nas pessoas e no trabalho e são as pessoas que irão transformar essa cidade numa cidade melhor. Esperantina será a Cidade de Oportunidades!

“Eu sou um empreendedor, e quero transformar Esperantina em um Cidade Empreendedora, eu acredito nas pessoas e no trabalho e são as pessoas que irão transformar essa cidade numa cidade melhor. Esperantina será a Cidade de Oportunidades!.”

 Zezinho do Sorvete – resgatar tudo o que foi bom se perdeu. Micarina, festival de quadrilhas, bloquinhos de carnaval, mas manter e melhorar o que tem de bom, o Festival do Peixe é uma marca que não podemos perder. Mas queremos mais, queremos apoiar ainda mais os festejos de nossa padroeira e do nosso padroeiro, ajudar os eventos vinculados as igrejas evangélicas, queremos apoio numa mistura com os grupos, o Estado e a Iniciativa Privada muitas atividades, vamos ter um calendário anual de coisas, de festas, de festividades na cidade.

PortalR10 – para tudo isso e mais o que tem na cabeça  e vai está no Plano de Governo precisa de dinheiro? E na crise, como faz?

Zezinho do Sorvete – pedindo, (risos).....  eu vou bater na porta de todo mundo pra ajudar Esperantina, o Governador é Governador de todo mundo, o Presidente é Presidente também de Esperantina, os deputados votados aqui, não tenho problema nenhum com nenhum deputado e mesmo que tivesse eu vou pedir pelos votos que eles tiveram aqui, quem foi votado aqui toda semana receberá pedido meu de emenda, de recursos de ajuda... e o mais importante: uma equipe técnica, comandada por alguém que tenha conhecimento em Projeto e bom trânsito político pra elaborarmos projetos e irmos atras das coisas, dizer que não tem dinheiro é fácil, mas tem dinheiro sim no Governo, basta ter as coisas bem feitas e com seriedade. Me cercarei de pessoas do bem, com capacidade técnica pra ajudar naquilo que for preciso pra fazer o melhor pra cidade.

PortalR10 – mais alguma coisa que queira acrescentar?

Zezinho do Sorvete –  tem sim, eu quero fazer uma política, uma campanha limpa, sem baixaria uma campanha de proposta, quero sim poder ter a oportunidade de debater com quem quer ser candidata, quero saber quem é que tem proposta de verdade, quem conhece nossa cidade, nosso povo e pode falar a verdade sem maquiar as coisas ou se esconder atras de quem quer que seja.

PortalR10 – Muito obrigado pela Entrevista

Zezinho do Sorvete –  eu que agradeço, minha casa estará sempre aberta para você, para a imprensa toda, pros meninos das rádios e principalmente para o povo. Obrigado!

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®