Terça, 28 de janeiro de 2020
86 9 9834-2372
Receba notícias pelo WhatsApp WhatsApp
[email protected]
86999151055
Educa Mais Brasil

Educa Mais Brasil

Educa Mais Brasil Notícias sobre inclusão educacional.

[email protected]

86999151055

Educação - Educação

Postada em 10/12/2019 ás 14h09 - atualizada em 10/12/2019 ás 16h39

Publicada por: Bruna Sampaio

Estudo: busca por cursos de pós-graduação cresce significativamente
A pesquisa foi realizada analisando os dados da PNAD Contínua.
Estudo: busca por cursos de pós-graduação cresce significativamente

Foto: Divulgação

O número de estudantes matriculados nos cursos de pós-graduação vem sofrendo um aumento considerável desde o ano de 2016, sendo a maioria destes, aproximadamente 88%, proveniente de instituições privadas, segundo o estudo divulgado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Instituto Semesp).

O levantamento, realizado pela primeira vez no âmbito dos cursos de pós-graduação lato sensu nas instituições de ensino superior públicas e privadas, traça um perfil dos alunos matriculados nesses cursos.

Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 45% dos alunos que frequentam um curso de especialização de nível superior têm entre 25 a 34 anos. Já na modalidade de ensino a distância (EAD), a faixa etária dos matriculados está por volta de 36 anos.

O diretor executivo do Semesp, Rodrigo Campelato, acredita que o fato tenha relação com a crise financeira vivenciada atualmente no país. “O desempregado faz a especialização para se recolocar no mercado de trabalho e também a pessoa pode estar ameaçada de ser demitida, então ela busca a especialização para ter mais chance de empregabilidade, além de se atualizar”, explica.

Antônia Borges Correia, jornalista de 33 anos, conta que a pós-graduação foi necessária para ela se atualizar no mercado da comunicação. A especialização em Mídias Sociais a proporcionou novas vertentes no ramo da comunicação social. “Com a pós, me senti mais confiante e finalmente tive a coragem de mudar de emprego e encarar um novo desafio. Continuo fazendo o que gosto, comunicação, porém em um segmento que me identifico mais”, afirma. 

Entenda o perfil dos estudantes

A pesquisa foi realizada analisando os dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Dados) divulgados pelo IBGE, referentes ao segundo trimestre dos anos 2016 a 2019. Também foram avaliadas as informações registradas no site do e-MEC e no Guia do MBA 2019 do Estadão. O documento traça o perfil dos estudantes de pós-graduação no Brasil, concluindo-se que:

- Maioria frequenta modalidade presencial (68%);

- A renda média mensal é de 4,6 mil reais;

- A maioria deles é responsável pelo imóvel em que reside;

- Quase dois terços são compostos por mulheres;

- 25% dos estudantes residem em São Paulo.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

O conteúdo divulgado aqui neste espaço através de fotos, textos, vídeos e/ou opiniões são de inteira responsabilidade de seus autores. O conteúdo divulgado não expressa e não mantém nenhuma relação com a linha editorial e a visão do PortalR10.
R10 no Facebook:
imprimir
Veja também
Jornal Portal R10
Últimas
Mais lidas da semana
TV R10
Municípios
© Copyright 2020 - Portal R10 - Todos os direitos reservados
R10 TV Municípios Colunas Anuncie Fale conosco
Site desenvolvido pela Lenium