Sábado, 28 de Novembro de 2020
86 9 8877-6606

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 98877-6606

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

32°

24° 34°

Teresina - PI

Últimas notícias
R10 Mulher
R10 Mulher
Tudo sobre a mulher moderna.
Geral Confira!
10/12/2019 17h09 Atualizada há 12 meses
Por: Bruna Sampaio

5 dicas para combater os sintomas da Menopausa

Os sintomas da menopausa podem ser combatidos facilmente com algumas medidas simples

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A menopausa é um período na vida da mulher marcado por vários sinais e sintomas que podem interferir na qualidade de vida e nos relacionamentos interpessoais. É comum que durante a menopausa exista aumento da temperatura corporal, aumento da queda de cabelo, acúmulo de gordura na barriga, enfraquecimento dos ossos e alterações do humor.

Apesar disso, os sintomas da menopausa podem ser combatidos facilmente com algumas medidas simples, como alimentação adequada e prática de atividade física, por exemplo.

Algumas dicas que podem ajudar a combater os sintomas da menopausa são:

Continua depois da publicidade

1. Ser orientada por um médico

É importante ir ao ginecologista caso se perceba que os sintomas da menopausa estão mais frequentes, intensos e que possuem efeito negativo na qualidade de vida da mulher. Ao ir ao ginecologista, é possível que sejam solicitados exames para verificar a concentração de hormônios, o estrogênio e a progesterona.

No caso de ser verificado que os níveis são baixos, o médico pode recomendar a realização de terapia de reposição hormonal para aliviar os sintomas da e melhorar a qualidade de vida da mulher. No entanto é importante que o tratamento seja feito conforme a orientação do médico para evitar o desenvolvimento de complicações. Saiba mais sobre a terapia de reposição hormonal.

2. Praticar atividade física

A  prática de atividade física é bastante importante na menopausa, pois promove a liberação de endorfinas na corrente sanguínea, conferindo a sensação de prazer e de bem-estar físico e emocional. Assim é importante escolher uma atividade que garanta o prazer, como andar de bicicleta, correr ou fazer hidroginástica, por exemplo.

Continua depois da publicidade

3. Alimentar-se corretamente

A alimentação também ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, sendo recomendado o consumo regular de alimentos como soja e inhame, pois contém fitoestrogênios, que são substâncias que ajudam a diminuir os incômodos da menopausa. Veja como fazer a dieta para combater os sintomas da menopausa.

4. Beber bastante água

Durante a menopausa é comum que a pele e os cabelos fiquem mais finos e ressecados, além de haver maior chance de aparecimento de manchas escuras na pele e mais queda de cabelo. Para evitar que isso aconteça, é importante beber bastante água durante o dia, pois assim é possível manter pele e cabelos hidratados e saudáveis.

5. Tomar chá de camomila

O chá de camomila pode ser usado na menopausa com o objetivo de diminuir as alterações de humor comuns na menopausa. Assim, a mulher pode sentir-se mais calma e mais tranquila durante esse período.

Continua depois da publicidade

Um tratamento natural para diminuir os sintomas da menopausa é o uso da Isoflavona de soja, um composto derivado da soja que contém os hormônios que deixam de ser fabricados durante esta fase. Este suplemento alimentar deve ser tomado diariamente durante os primeiros meses da menopausa, até que o corpo da mulher se habitue a inatividade dos ovários.

Conheça outras plantas medicinais e estratégias naturais para combater o desconforto da menopausa no vídeo a seguir:

Fonte: Tua saúde
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®