Quarta, 20 de Janeiro de 2021
86 9 9821-9621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 98195-0154

24°

22° 30°

Teresina - PI

Últimas notícias
Blog do Lucão
Blog do Lucão Fique por dentro de tudo que acontece na região.
Cidades Maranhão
11/12/2019 12h04 Atualizada há 1 ano
Por: Blog do Lucão

Chico Leitoa é homenageado com o Prêmio 'José Augusto Mochel' 2019

A solenidade acontecerá nesta sexta-feira (13/12), às 18h, no Hotel Veleiros, em São Luís.

Chico Leitoa é homenageado com o Prêmio 'José Augusto Mochel' 2019

O Prêmio José Augusto Mochel chega à 12º edição, com solenidade que acontecerá nesta sexta-feira (13/12), às 18h, no Hotel Veleiros, em São Luís. A tradicional premiação, realizada pelo PCdoB-MA, em parceria com a Fundação Maurício Grabois, homenageará, em 2019, seis personalidades e uma entidade de destacada participação na consolidação da Democracia no Maranhão.

 
 

 

Continua depois da publicidade

O Prêmio, criado em 2007 pelo governador, na altura deputado federal, Flávio Dino (PCdoB), tem a finalidade de prestar reconhecimento a personalidades, lideranças políticas, militantes e entidades que tenham se dedicado às lutas sociais e causas democráticas no estado. Este ano, receberão a homenagem: Chico Leitoa, ex-prefeito de Timon, ex-deputado federal e estadual e atual assessor parlamentar do Seneador Weverton Rocha, recebem a honraria também Edvaldo Holanda Júnior, Osvaldinho, Agostinho Ramalho Marques Neto, Deline Cutrim, Roberto Brandão e a entidade Fazenda Boa Esperaça(Coroatá)

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
 
 

 

Continua depois da publicidade

Para o presidente estadual do PCdoB e Deputado Federal, Márcio Jerry, a premiação já é aguardada pelos diversos segmentos sociais maranhense e tem fortalecido, a cada nova edição, o engajamento e luta no estado.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
 
 
Leonel Brizola, Chico Leitoa, Jackson Lago e Neiva Moreira em Timon no ano de 1991

“A solenidade de entrega do Prêmio José Augusto Mochel tem sido um momento de celebrar a luta popular e democrática no Maranhão, de referenciar pessoas e entidades que se dedicam a construir um mundo melhor para todos, um Maranhão melhor para todos”, destaca Márcio Jerry.

 
 

 

Continua depois da publicidade

José Augusto Mochel

 

Continua depois da publicidade

A premiação reverencia a memória do líder comunista José Augusto Mochel, que faleceu em 25 de março de 1988, em São Paulo. Mochel foi militante do movimento estudantil secundarista e universitário, marcando sua atuação no combate à ditadura militar. Conhecido por participar ativamente a defensa pela redemocratização, ele apoiou as lutas de resistência camponesa num momento de graves conflitos pela posse da terra. Participou da luta pela anistia e ajudou a fundar a Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos. Foi um dos reorganizadores do PCdoB no Maranhão, tendo sido candidato a deputado federal nas eleições de 1982 pelo PMDB, já que à época esse era o espaço de atuação do PCdoB, partido que estava na ilegalidade imposta pela ditadura.

PARA VISUALIZAR NA ÍNTEGRA AS FOTOS DESTA MATÉRIA ATRAVÉS DE DISPOSITIVO MÓVEL, COLOQUE-O NA POSIÇÃO HORIZONTAL.

PUBLICIDADE

          

 
Veja também
Desenvolvido por: Lenium®