Segunda, 24 de Janeiro de 2022
86 9 98219621

Redação

Whatsapp / Sugestôes

(86) 99821-9621

Cristina

Publicidade

(86) 99800-8359

28°

23° 33°

Teresina - PI

Últimas notícias
Geral Naturais da Bahia
17/12/2019 11h31 Atualizada há 2 anos
Por: Geysa Silva

Trabalhadores são resgatados em carvoaria no Sul do Piauí

Durante operação de fiscalização realizada por auditores fiscais do trabalho e pela Procuradoria Regional do Trabalho, quatorze trabalhadores rurais foram resgatados de uma carvoaria no município de São José do Peixe, a 353 km de Teresina.

Informações dão conta de que os trabalhadores, que foram trazidos da cidade de Palmas do Monte Alto, na Bahia, estavam operando de maneira degradante, sem equipamentos de proteção. Além disso, entre os resgatados também foi encontrado um adolescente de 15 anos e alguns idosos.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um dos auditores comentou que os trabalhadores estavam passando por jornadas exaustivas e recebiam menos de um salário mínimo. Quando iam trabalhar, eram transportados na carroceria de um reboque por cerca de cinco quilômetros até o campo de trabalho, passando pelo risco constante de acidentes.

Os trabalhares relataram aos auditores que foram contratados com promessas de salários regulares, boas acomodações e o uso adequado de equipamentos. Nenhum deles passou por exame médico admissional.

Acomodações degradantes

Os auditores revelaram também que alguns desses trabalhadores dormiam em uma edificação sem banheiros, em colchões velhos que ficavam espalhados pelo chão. Como o local não suportava todos, alguns dormiam do lado de fora em redes ou colchonetes.

Após a operação, que foi realizada no final de novembro, a carvoaria ficou interditada e um processo para o pagamento das verbas rescisórias foi realizado, se estendendo até dezembro. Os trabalhadores foram enviados de volta para sua cidade natal, e receberam as verbas rescisórias a que tinham direito e o seguro desemprego.

Veja também
Desenvolvido por: Lenium®
Nosso grupo do WhatsAppWhatsApp